Água Boa avança na qualificação dos profissionais de saúde com treinamentos e reciclagens técnicas
ÁGUA BOA - Na terça-feira (15), a Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma importante ação de qualificação para os profissionais de saúde do município. Enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de Saúde municipais e do Hospital Regional participaram de um curso de reciclagem em testagens rápidas e coleta de exames laboratoriais.
A atividade foi desenvolvida em parceria com profissionais da pasta, como a enfermeira responsável pelo Serviço de Assistência Especializada SAE, Fabiane Campos Valério Alvarenga, a psicóloga também atuante no SAE, Polyana Bohrz Giacomolli , a enfermeira responsável pela coordenação da Vigilância em Saúde Raquel Sturm, e a biomédica responsável técnica do laboratório municipal, Lorena Mattos. O objetivo principal foi qualificar ainda mais os profissionais que atuam diretamente com os testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis.
Durante a formação, foram abordadas temáticas como a importância da testagem e notificação, a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços, com foco na confiabilidade dos resultados dos testes rápidos. Também houve uma discussão sobre como aprimorar o acesso aos testes e garantir a confidencialidade e sigilo das informações, especialmente em casos positivos. O curso, que envolveu os profissionais da saúde das ESFs, Centro de Imunização, CAPS e da UPAM, também contou com a participação dos profissionais de saúde do Hospital Regional.
Qualificação Contínua: Um Compromisso com a Saúde de Nossa População
Segundo Luiz Fernando, gestor de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, a qualificação constante dos profissionais de saúde é uma prioridade da gestão. “Estamos buscando, a cada ano, investir na capacitação e reciclagem de nossos profissionais de saúde, desde o acolhimento até os procedimentos técnicos, para que todos tenham segurança e confiança durante o atendimento. A qualificação contínua reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à nossa população. Quanto mais preparados os profissionais estiverem, melhor será o atendimento em nossas unidades de saúde”, afirmou Luiz Fernando.
Acesso aos Testes Rápidos
Os testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Água Boa. As unidades oferecem a opção de agendamento ou atendimento por demanda espontânea, sem a necessidade de solicitação médica. A população pode procurar a unidade de Saúde da Família (ESF) mais próxima ou o SAE, localizado anexo à UPAM, para realizar os exames.