SES promove conscientização sobre a saúde da mulher no Outubro Rosa

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) preparou ações de prevenção e detecção do câncer de mama e de colo do útero durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre saúde da mulher.

“A campanha do Outubro Rosa já é conhecida, mas é muito importante que as mulheres aproveitem este período para fazer os exames preventivos. A SES trabalha para conscientizar a população sobre a importância de exames regulares para a saúde da mulher, de forma a prevenir ou detectar precocemente o câncer de mama e o câncer do colo do útero”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com o coordenador de Atenção às Condições de Saúde do Estado, Vinícius de Oliveira, os casos de câncer de mama diminuíram de 368, de janeiro a junho de 2024, para 245, no mesmo período deste ano em Mato Grosso. Já o de câncer do colo do útero reduziram de 328, nos primeiros seis meses de 2024, para 203, de janeiro a junho de 2025.

“A SES tem atuado ativamente para assegurar o diagnóstico e o tratamento em tempo hábil em Mato Grosso, o que amplia as chances de cura e minimiza as sequelas dos pacientes. Para que essas iniciativas tenham êxito, é fundamental a participação e a adesão dos municípios, visto que a atenção à saúde se inicia na Atenção Primária”, avaliou o coordenador.

Com o objetivo de aprimorar os cuidados oncológicos, a SES também participa de projetos do Ministério da Saúde (MS), como o Super Centro Brasil para Diagnóstico de Câncer, que busca acelerar os resultados de exames de biópsia.

“Outra iniciativa importante é o Projeto MICCI, em parceria com o Hospital Israelista Albert Einstein, que atua diretamente na prevenção do câncer de colo de útero entre as mulheres da etnia Xavante”, contou Oliveira.

A SES também trabalha na contratualização de laboratórios para a realização de exames anatomopatológicos, fortalecendo a rede diagnóstica do Estado.

“A contratualização dos serviços do Hospital de Câncer de Mato Grosso e do Hospital Geral de Cuiabá, que atuam como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, resultou na ampliação da oferta de serviços oncológicos aos cidadãos mato-grossenses. Paralelamente a isso, a construção do novo Hospital Central vai disponibilizar procedimentos oncológicos adicionais, fortalecendo a rede de atendimento”, concluiu. (Ascom)

 

SES promove conscientização sobre a saúde da mulher no Outubro Rosa

Confira Mais Notícias