Transplante de rim será retomado em Mato Grosso
O Governo do Estado irá reativar o serviço de transplante renal em Mato Grosso, no segundo semestre deste ano. De acordo com a Central Estadual de Transplante, o último procedimento em Mato Grosso foi realizado em 2009, desde então pacientes renais crônicos precisam se deslocar para outros estados, na intenção de conseguir o serviço.
O programa de transplante de rim teve inicio no ano de 1999 e esteve atuante até 2009, quando a unidade hospitalar que fazia o procedimento na época não conseguiu renovação do seu processo de autorização devido a problemas com a emissão do alvará sanitário.
O programa de transplante de córnea é o único que se mantém ativo desde a implantação, em 2000. Dados da Central Estadual de Transplantes apontam que em no ano passado, até novembro, foram realizados 86 transplantes e mais de 70 doações de córnea.
Para realizar o procedimento o estado dispõe de dois centros de transplantes autorizados, o Hospital de Olhos de Cuiabá e Instituto da Visão - Visionare, todos ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.
Karollen Nadeska - MT Via Rádio