• Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

BRASÍLIA – O plano Mais Brasil, proposto pelo presidente Jair Bolsonaro pode acabar com 34 municípios de Mato Grosso. O projeto foi entregue ontem ao Congresso Nacional. O plano prevê o fortalecimento da federação com a extinção de cidades com menos de 5 mil habitantes, com menos de 10% de receita própria. joao teodoro filho

As cidades seriam incorporadas a outras maiores, com isso, teria menos gastos com Câmaras de Vereadores, prefeitos, secretários municipais e assessores e toda a estrutura para bancar a existência de um município. Além disso, a proposta do presidente também terá uma série de restrições para a criação de novos municípios. Mato Grosso tem 34 cidades com menos de 5 mil moradores.

Segundo o projeto do governo, essas cidades não tem sustentabilidade própria. A ideia do governo é reduzir despesas e aumentar as receitas. No Araguaia, são 10 cidades que correm risco de perderem sua emancipação, voltando a pertencer ao município maior mais próximo:

Canabrava do Norte (4.761 habitantes).

Nova Nazaré (3.765 habitantes).

Araguaiana (3.119 habitantes).

Novo Santo Antônio (2.574 habitantes).

Santa Cruz do Xingu (2.495 habitantes).

Ribeirãozinho (2.388 habitantes).

Luciara (2.099 habitantes).

Serra Nova Dourada (1.622 habitantes).

Ponte Branca (1.602 habitantes).

Araguainha (956 habitantes). (Segundo censo do IBGE/2.018)

BRASÍLIA – O prefeito  de Nova Nazaré, João Teodoro Filho está na capital federal. Além de cumprir agenda de compromissos, o prefeito está verificando de perto o projeto do governo que pretende acabar com pequenos municípios, cuja arrecadação não seja autossuficiente.

"Fomos pegos de surpesa", disse ele. João Teodoro lembra que a maior parte da arrecadação de impostos fica com o governo federal, o que prejudica os municípios menores.

Veja Também

Cidades
  • 18 Setembro 2019
  • Por Michele Soares

SETEMBRO AMARELO: Câmara promove palestra hoje

QUERÊNCIA – Conscientizar e prevenir são iniciativas que mudam vidas. O Setembro Amarelo acontece durante o nono mês do ano e marca a importância da prevenção ao suicídio. No Brasil, o suicídio é...