• Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

Palestra na Câmara / Foto: Michele SoaresQUERÊNCIA – Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

​Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo é desenvolvida em todo o país. E em Querência não é diferente. Diversas entidades se mobilizaram para intensificar ações neste mês de setembro e orientar a sociedade nesta campanha, que visa prevenir e combater o suicídio.

Na última semana, por exemplo, duas palestras alusivas ao tema foram realizadas. A primeira aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores na noite de quarta-feira (18/09). O evento, de iniciativa da própria Câmara de Vereadores, contou com a participação de alunos do ensino médio da Escola Estadual 19 de Dezembro. O palestrante da noite foi o profissional em capacitação pessoal Leonino Camargo. Em sua palestra, ele focou na qualidade de vida.

“O foco foi falar sobre a importância da vida. Quando se faz uma palestra voltada a um tema como Setembro Amarelo, sobre suicídio, se fala muito em mortes. E o foco não foi esse. Eu, como gestor de pessoas, tenho que falar é sobre qualidade de vida”, afirmou Leonino.

Já na noite de quinta-feira (19/09), foi a vez do CTG Pousada do Sul sediar uma palestra alusiva à Campanha Setembro Amarelo. O evento, que foi encaixado dentro da Psicólogos e 2ª Prenda Juvenil Maria Clara Rohdenprogramação da Semana Farroupilha, teve como tema “Viver é a melhor opção sempre”, e foi idealizado pela 2ª Prenda Juvenil Maria Clara G. Rohden.

Segundo Maria Clara, a ideia do projeto surgiu após ela e alguns familiares enfrentarem a doença do século: a depressão. Ela disse ainda que, apesar da palestra ser aberta ao público e acontecer em uma noite de eventos da Semana Farroupilha, seu público alvo eram os jovens que compõe a invernada juvenil.

“A gente leva um pouquinho do tradicionalismo aos jovens da invernada e ainda mostra como o tradicionalismo pode contribuir nesta luta. No meu caso, foi assim que fui ajudada”, disse Maria Clara. 

Os psicólogos que atuam nas secretarias municipais de saúde e assistência social Diego de Almeida, Shirley Martins, Manoela Catarina, Larissa Garcia, Rosieli Ribarski e Elizabete Alves Gama também contribuíram palestrando e trazendo vídeos e dinâmicas aos jovens que participaram do evento. 

A psicóloga Rosieli Ribarski salienta que a melhor forma de trazer informação e prevenção é falar, que inclusive é o slogan da Campanha Nacional: Falar é a melhor solução. 

“Nosso enfoque é trabalhar a questão de prevenção à questões de depressão, saúde mental e a prevenção ao suicídio. É importante a gente falar sobre isso e quebrar esses tabus. Muitas pessoas ainda acham que falar sobre é estimular. E hoje a gente já sabe, tem pesquisas que comprovam, que quanto mais falarmos sobre o assunto, mais prevenção a gente gera”, frisou Rosieli.

2ª Caminhada Pela Vida 

E seguindo a programação de ações alusivas à Campanha Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde promove, na próxima sexta-feira (27), a 2ª Caminhada Pela Vida. A caminhada inicia às 07hs30min em frente ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e termina na Câmara Municipal de Vereadores, onde acontece mais uma palestra sobre a prevenção ao suicídio, com alguns psicólogos do município.

O evento contará com a participação de alunos de escolas do município, e é aberto à toda comunidade.

Veja Também

Economia
  • 05 Outubro 2019
  • Por Michele Soares

2º Feirão Liquida Querência foi sucesso

QUERÊNCIA – Superando as expectativas e a primeira edição, o 2º Feirão Liquida Querência, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Querência em parceria com os comércios e empresas...