Gestão e planejamento financeiro para produtores rurais e profissionais do agronegócio
A nova coluna Finanças do Agro, do canal Terraviva, segue com o propósito de trazer conteúdos relevantes da área financeira para o universo rural. Comandado pela contadora, consultora em gestão financeira e mestre em governança e sustentabilidade Beatriz Machnick, o programa vai ao ar às terças e quintas-feiras, às 17h, no canal do YouTube do Terraviva. Na plataforma, produtores rurais de todo o Brasil e demais internautas têm a possibilidade de interagir com a especialista.
A coluna também é exibida na TV, no programa Bem da Terra, às quartas e sextas-feiras. “O objetivo é trazer de forma simplificada o controle e a estruturação financeira aos produtores rurais, agroindústrias e demais profissionais que atuam no agronegócio”, afirma Beatriz Machnick.
Para Beatriz, que é autora de três livros na área de finanças e formação de preços, o financeiro é o coração do negócio: se ele não estiver estruturado ou parar de funcionar, as demais áreas serão afetadas. Além disso, ocorrerão perdas, inadimplências, prejuízos e a receita sofrerá consequências.
Estruturação e análise financeira
A consultora dá algumas dicas para os produtores que almejam estruturar o financeiro da propriedade rural: “separe as contas pessoais e do negócio; não misture as contas e tenha uma divisão clara entre a vida pessoal e o trabalho; lembre-se de que todo negócio precisa organizar seu fluxo de caixa, com o objetivo de avaliar tudo o que entra e sai no mês; tenha um capital de giro para pagar as despesas; lembre-se de que o sustento do negócio não é o faturamento, mas sim o lucro, que é o valor faturado, menos os custos e as despesas que você empenha para gerar a receita”.
Beatriz ressalta que a maioria dos gargalos estão no financeiro, então, se houver a sensação de que os anos passam, o trabalho aumenta, mas o lucro da propriedade não cresce na mesma proporção, algum problema existe e, geralmente, ele está nessa área, que requer atenção e organização.
Serviço:
Seja apoiador do Finanças do Agro. Para mais informações sobre patrocínio da coluna que vai ao ar pelo canal Terraviva, entre em contato pelo e-mail: