1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa contou com grande público
QUERÊNCIA - Mais de 200 pessoas participaram da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu na noite de ontem, em Querência. O evento teve local na sede da Secretaria de Assistência Social.
A secretária adjunta de Assistência Social, Iva Volpi, avaliou positivamente o evento. "A participação dos idosos superou as nossas expectativas. As demandas aporesentadas foram as mais variadas. As propostas que vieram das pré-conferências abrangeram a área da saúde, educação, assistência social, previdência. Então, como alguns secretários municipais estiveram presentes, as propostas a nível municipal com certeza sairão do papel", enfatizou Iva.
Iva salientou que isso reflete diretamente ao atendimento da comunidade, não só na zona urbana mas também na zona rural. "Essas pré-conferências realizadas na zona rural foram muito importantes para que todos os idosos fossem ouvidos", destacou.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cláudio Dalbello, destacou o transporte para a comunidade dos assentamentos como uma das mais importantes. "Das propostas elencadas, eu acredito que a dificuldade das pessoas que vem dos assentamentos se destaque. A linha de transporte, que existia no passado, hoje não tem mais. Acredito que é uma das coisas que deve ser muito trabalhada, porque a dificuldade, principalmente dos assentamentos é muito grande. Outra proposta que posso destacar é a construção de uma casa de apoio no município", disse Cláudio.
As demandas e propostas levantadas nas pré-conferências e apresentadas na Conferência de ontem serão levadas à Conferência Municipal, através de delegados escolhidos na noite desta quarta-feira (27).
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa contou com a participação de diversas autoridades municipais, como o vice-prefeito João Pizzi, secretária de assistência social e primeira-dama Juliana Bailona, secretária de saúde Lubiane Boer, secretária de educação Rosita Maria Hahn, vereadores Celso da Retífica e Domingos Robérti, dentre outros. A abertura do evento contou atividades culturais como o Coral renascer e Dança Sênior.
Após o término da Conferência houve jantar e entrega de ovos de páscoa à todos os idosos presentes.
=============================
QUERÊNCIA - Acontece hoje, em Querência, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. A conferência tem local na sede da Secretaria de Assistência Social, com início previsto para às 19hs. O objetivo do evento é discutir as demandas e vivências de envelhecer atualmente no espaço social de cada idoso, buscando políticas que venham contribuir para uma melhor qualidade de vida da pessoa idosa. Todas as pessoas idosas do município podem participar.
Foram realizadas pré-conferências desde o mês de fevereiro, com intuito de abranger o maior número de idosos possível. As pré-conferências iniciaram no dia 22/02, onde foi apresentado ao Grupo de Idosos assistidos pela Secretaria de Assistência Social o que são as conferências, e o papel do conselho dos idosos na geração e implementação das políticas públicas. As pré-conferências seguiram pelo interior: no dia 14/03 no Assentamento Brasil Novo, 19/03 no Assentamento Coutinho União, 22/03 na Secretaria de Assistência Social e 26/03 no Assentamento Pingos d'água. Na oportunidade, foram colhidas todas as demandas do interior, que serão apresentadas na noite de hoje, durante a conferência.
Segundo a secretária adjunta de Assistência Social, Iva Volpi, essa conferência antecede uma conferência estadual e posteriormente, uma federal. As demandas da conferência são levadas até os órgãos competentes para que o poder público tenha ciência de quais políticas públicas são necessárias para atender às necessidades da pessoa idosa.
O evento é organizado pelo Conselho Municipal do Idoso de Querência, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Querência.