Featured

EMPAER leva Projeto de Minhocário à escolas de Querência

QUERÊNCIA – O crescimento do volume de resíduos orgânicos representa um grande problema para a qualidade ambiental. Visando o melhor aproveitamento desse lixo, a equipe da EMPAER/MT de Querência tem trabalhado em algumas escolas do município o Projeto de Minhocário.

A minhocultura é um processo de reciclagem de resíduos orgânicos (restos de alimentos, folhas, esterco) por meio da criação de minhocas com o intuito de produzir o húmus, um excelente adubo para a atividade agrícola.

A iniciativa visa capacitar os jovens para que eles continuem na sua região e façam a sucessão rural, reduzindo assim o êxodo rural no município.

Na última quinta-feira (21/03), a Agente Técnica e Extensionista Rural da EMPAER/MT, Carla Sales Rodrigues Simões, e o Engenheiro Agrônomo Vanilson Simões de Lima palestraram aos alunos do 2º ano técnico da Escola Municipal Agrícola de Querência (EMAQUE), ensinando como montar e manter um minhocário. Esses alunos que receberam a palestra serão responsáveis por disseminar o conhecimento adquirido aos demais alunos da escola.

A extensionista rural Carla Simões explicou a parte biológica que envolve o minhocário. “Para se ter sucesso no sistema do minhocário você tem que conhecer a minhoca, porque é um ser vivo que vai habitar naquele lugar. Na palestra eu expliquei aos alunos e professores quais são os hábitos da minhoca, como mantê-la, o que ela pode comer, até para poder manter o minhocário funcionando bem. Depois eu expliquei os benefícios de um minhocário”, enfatizou Carla.

O minhocário é uma ótima ferramenta doméstica de diminuição do lixo orgânico e de redução dos gases do efeito estufa. As minhocas (seres higiênicos) fragmentam a matéria orgânica, permitindo que o ciclo de vida se renove, e facilitando a decomposição pelos micro-organismos, os principais formadores de húmus, uma substância essencial para a manutenção da vida na Terra. Todo esse processo recebe o nome de compostagem, ou vermicompostagem.

A minhocultura é perfeitamente adaptada à pequena propriedade agrícola, pois possui um manejo simples, foi o que explicou durante a palestra o Engenheiro Agrônomo Vanilson Lima. "Essa atividade tem como produto principal o húmus, que constitui um excelente fertilizante orgânico, capaz de melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo", explica.

Mas a minhocultura não tem apenas essa utilidade. Além de fabricar o poderoso adubo, as minhocas também podem ser utilizadas para a alimentação animal e como isca para a pesca.

Acredita-se que no mundo existam mais de 8 mil espécies diferentes de minhocas. No Brasil, são conhecidas entre 240 e 260 espécies, sendo as mais utilizadas para a produção de húmus as minhocas Vermelha-da-Califórnia e a Gigante-Africana.

Além da EMAQUE, o Projeto de Minhocário já foi desenvolvido pela EMPAER/MT local em outras duas escolas do município, sendo a EMEB Pingos d’água e a EMEB Agropecuária Tanguro. “A EMEB Agropecuária Tanguro já ampliou seu minhocário. Nós começamos o projeto lá com 15 minhocas, e em menos de quatro meses eles já estavam com mais de 2 mil minhocas”, destacou Carla.

O Projeto de Minhocário em Querência partiu do Projeto Educando com a horta escolar, onde o adubo orgânico proveniente do minhcário é utilizado para o cultivo das hortaliças nas escolas.

A equipe da EMPAER em Querência, formada pelo Engenheiro Agrônomo Vanilson Lima, e pelos Técnicos Leandro Melo e Carla Simões vem realizando diversos projetos no município de Querência, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, como o projeto Pró-Limão, Cadeia Produtiva da Mandioca, Minhocário e Projeto da Horta.

Confira Mais Notícias