Querência recebe oficina sobre o Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar (SEIAF) nesta terça (10)
QUERÊNCIA – Nesta terça-feira (10/12) o auditório do Sindicato do Produtor Rural será palco de uma oficina sobre o Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar (SEIAF).
Como uma das ferramentas para a implementação do Plano Estadual de Agricultura Familiar, o SEIAF tem o papel de reunir em um grande banco de dados, as principais informações relativas à agricultura familiar de Mato Grosso, dando direcionamento para as ações de incentivo e expansão da produção familiar, agregação de valor e comercialização, permitindo a elaboração e aplicação de estratégias eficientes em apoio ao agricultor familiar.
Além disso, a oficina tem como objetivo demonstrar a ferramenta eletrônica (e-SEIAF) criada para a adesão dos municípios ao SEIAF.
Conforme explicou o secretário municipal de agricultura, Luiz Vezaro, a oficina é voltada às instituições ligadas à agricultura familiar, como: Indea, EMPAER, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e Secretaria Municipal de Agricultura. Inclusive, a Secretaria de Agricultura não terá expediente nesta terça-feira (12), uma vez que todos os servidores participarão da oficina.
As secretaria de educação também deve ter representantes participando da oficina, uma vez que será debatido o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das secretarias de saúde e assistência social.
Querência foi escolhida como uma das sedes da oficina sobre o SEIAF por já fazer parte do Plano Estadual da Agricultura Familiar (PEAF), possuir o Plano Municipal de Agricultura Familiar (PMAF) além do 1º Plano Municipal de Agricultura Familiar e Indígena (PMAFI) do Estado de Mato Grosso.
O projeto de construção do SEIAF conta com o apoio financeiro da Parceria para Ação pela Economia Verde (Page), sendo o sistema um dos instrumentos para a implementação da Política e do Plano Estadual da Agricultura Familiar. O SEIAF pretende gerir e integrar as iniciativas voltadas para a consolidação do segmento formado pelos Agricultores Familiares, Povos e Comunidades Tradicionais.
Confira a programação completa da oficina:
08h – Inscrições, mural de expectativas e café da manhã
08h30 – Abertura
08h40 – Apresentação dos participantes
09h30 – Apresentações:
Plano Estadual de Agricultura Familiar (PEAF), Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar (SEIAF), Plano Municipal de Agricultura Familiar (PMAF) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) - Dúvidas e perguntas
10h30 – Conversas em grupo: Panorama da agricultura familiar nos municípios e implementação de políticas públicas
11h45- Fechamento da manhã
12h- Almoço
13h30 – Abertura
13h40 – Apresentação e-SEIAF e adesão: procedimentos e instrumentos
14h30 – Estratégias de coleta de dados primários
15h30 – Compartilhamento dos grupos e discussão em plenária
16h30 – Construindo agenda de trabalho
17h – Avaliação e encerramento