1ª etapa de vacinação contra Brucelose termina nesta terça-feira (30)
QUERÊNCIA - A 1ª etapa da campanha de vacinação contra a Brucelose encerra nesta terça-feira, 30 de junho. Diferente da vacinação contra a febre aftosa, esta campanha não sofreu prorrogação. Portanto, o pecuarista deve estar atento ao prazo de vacinação e comunicação junto ao Indea.
A vacinação contra a Brucelose deve ser feita em fêmeas de 3 a 8 meses de idade, com a vacina B-19. Esta etapa de vacinação, que teve início no dia 1º de janeiro. A comunicação deve ser feita presencialmente junto ao Indea até o dia 02 de julho.
Diferente da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, cuja comunicação podia ser feita via e-mail, a vacinação da Brucelose deve ser comunicada presencialmente junto ao Indea. Portanto o produtor deve lembrar de utilizar a máscara para se dirigir à unidade e proceder com a comunicação.
O produtor que deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha pagará multa por cabeça não vacinada. Já o pecuarista que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.
O Indea de Querência fica na Rua A-16 Setor A, e está atendendo em horário reduzido, sendo das 07:30h às 13:30h, ininterruptamente.
================================================
Encerra hoje o prazo para o pecuarista que não comunicou vacinação contra febre aftosa comunicar sem ser penalizado
QUERÊNCIA – O pecuarista que não comunicou a vacinação contra a febre aftosa tem até esta sexta-feira (26) para fazê-lo, sem sofrer penalidades.
O prazo final para comunicação da vacina encerrou na segunda-feira (22), no entanto, a decisão do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) em suspender a penalização aos produtores que ainda não comunicaram foi tomada ante as situações pontuais e difusas impostas pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A médica veterinária do Indea local, Elisângela dos Santos França, lembra que o pecuarista pode fazer a comunicação via e-mail, bastando acessar o site do Indea e preencher a folha de comunicação. Após preenchida, basta enviar a folha e a Nota Fiscal ao e-mail
O produtor que não puder comunicar via e-mail, pode dirigir-se até a unidade do Indea, que fica na Rua A-16 Setor A. Vale ressaltar que o Indea, assim como as demais autarquias estaduais, está atendendo em horário reduzido, sendo das 07:30h as 13:30h, ininterruptamente.
Vinte e cinco propriedades do município de Querência não haviam comunicado a imunização de seu rebanho ao fim do prazo de comunicação (22/06).
Até a última terça-feira (23/06), foi comunicada a imunização de 101,54% do gado em 95,05% das propriedades do município com rebanho de bovinos. Nesta etapa foram imunizados todos os animais, de mamando a caducando.
Após esta sexta-feira (26/06), o produtor que não informar o Indea terá como penalidade a suspensão do cadastro por no mínimo 30 dias, ficando impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), para qualquer finalidade.
Já o produtor que não vacinou seu rebanho dentro do prazo, que era até o dia 10 deste mês, deverá procurar o Indea para a realização da imunização assistida por um profissional do órgão.
==============================================================
QUERÊNCIA - O pecuarista que ainda não comunicou a vacinação contra a febre aftosa junto ao Indea tem somente até segunda-feira (22) para fazê-lo. O prazo, que inicialmente encerraria neste sábado (20), foi estendido por mais dois dias. A informação é médica veterinária do Indea, Elisângela dos Santos França.
Elisângela lembra aos pecuaristas que a comunicação pode ser feita via e-mail, bastando acessar o site do Indea e preencher a folha de comunicação. Após preenchida, basta enviar a folha e a Nota Fiscal ao e-mail
O produtor que não puder comunicar via e-mail, pode dirigir-se até a unidade do Indea, que fica na Rua A-16 Setor A. Mas o produtor deve atentar-se também ao horário. Em função do Decreto Estadual nº 520/2020, devido a pandemia do novo coronavírus, o Indea está atendendo em horário reduzido, sendo das 07:30h as 13:30h, ininterruptamente.
Segundo Elisângela, até o início da semana já havia sido comunicada a imunização de 95,81% do gado em 79,84% das propriedades do município com rebanho de bovinos.
O produtor que não informar o Indea até o dia 22 de junho terá como penalidade a suspensão do cadastro por no mínimo 30 dias, ficando impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), para qualquer finalidade.
=======================================
Vacinação contra febre aftosa termina nesta quarta (10)
QUERÊNCIA – Os pecuaristas mato-grossenses têm até amanhã, quarta-feira (10/06) para vacinar o rebanho estadual de quase 30 milhões de cabeças de gado contra a febre aftosa. A comunicação da vacinação deve ser feita até 20 de junho, por e-mail ou presencialmente.
O pecuarista pode pagar multa de uma UPF (Unidade de Padrão Fiscal), equivalente a R$ 151,65 por animal não vacinado, caso não comprove ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) a vacinação do seu rebanho contra a febre aftosa.
Segundo a médica veterinária do Indea de Querência, Elisângela dos Santos França, até o momento foi comunicada a imunização de 87,26% do gado em 60,9% das propriedades do município com rebanho de bovinos. Nesta etapa são imunizados todos os animais, de mamando a caducando.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Indea possibilitou que o pecuarista realize a comunicação da vacinação contra febre aftosa via e-mail. Desta forma evita-se a aglomeração de pessoas nas unidades de atendimento.
Para proceder com a comunicação via e-mail, basta o pecuarista acessar o formulário para comunicação, preencher corretamente os dados e encaminhar ao e-mail:
Brucelose
Já a campanha de vacinação contra a Brucelose segue até o dia 30 de junho. Diferente da vacinação contra a febre aftosa, esta campanha não sofreu prorrogação. Portanto, o pecuarista deve estar atento ao prazo de vacinação e comunicação junto ao Indea.
A vacinação contra a Brucelose deve ser feita em fêmeas de 3 a 8 meses de idade, com a vacina B-19.
Esta etapa de vacinação teve início no dia 1º de janeiro e encerra dia 30 de junho. A comunicação deve ser feita presencialmente junto ao Indea até o dia 02 de julho.
O Indea de Querência atende na Rua A-16 Setor A, das 07:30h às 11:30h e das 13:30hs às 17:30hs.