Sindicato Rural busca solução junto ao Cartório do 1º Ofício para reclamações de produtores
QUERÊNCIA – Diversas reclamações foram levadas à público nas últimas semanas à cerca do atendimento e principalmente da morosidade na entrega de documentos e registros por parte do Cartório do 1º Ofício de Querência.
A maior parte das reclamações partiu de produtores, e foram feitas através de vídeos, que circularam nas redes sociais.
Para buscar uma solução para o empasse, o Sindicato do Produtor Rural através de seu presidente Osmar Frizzo levou a questão ao titular do Cartório, Marcelo Linck.
Frizzo destacou que é compreensível que, assim como ocorre em praticamente todos os seguimentos, a pandemia tenha mudado a rotina do Cartório, que vem atendendo apenas em meio expediente, e que por conta disso ocorram atrasos na entrega de documentos. No entanto, o presidente sindical pediu a compreensão para as necessidades dos produtores também.
“Mesmo em meio à pandemia, o agro não para. A gente se cuida, mas não para. Nós realmente precisamos da agilidade na liberação desses recursos, porque financia e precisa do registro, que aí sim libera, e isso é fundamental pra coisa andar”, salientou Frizzo.
O presidente está otimista na solução do problema. “Após reunião com a diretoria do Sindicato e orientação recebida por parte da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), entramos em contato com o Marcelo, que compreendeu bem a situação e se comprometeu em dar mais agilidade a estes processos”, finalizou confiante o presidente Osmar Frizzo.
Em meio à pandemia de Covid-19, o Cartório do 1º Ofício tem atendido ao público em horário reduzido, sendo das 09h às 13h, de segunda à sexta-feira. O Cartório disponibiliza ainda um site onde é possível sanar dúvidas, realizar consultas sobre os serviços disponíveis e conferir uma tabela com as custas e emolumentos vigentes.