Querência reforça articulação ambiental em visita à SEMA em Cuiabá para tratar da preservação do Lago Bets e dos desembargos no P.A. Pingo D’Água
QUERÊNCIA - Uma comitiva de Querência, composta pela secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Reforma Agrária, Elisângela França, e os vereadores Subtenente Hernane (União Brasil), André Silva (PRD) e Adeal Carneiro (União Brasil), esteve nesta terça-feira (12) em Cuiabá para uma visita técnica à Superintendência de Gestão de Descentralização e Desconcentração da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/MT).
A agenda teve como foco debater projetos ambientais prioritários para o município, inclusive tratando sobre questões referentes a preservação da nascente do Lago Bets e o manejo da dos desembargos da região do Pingo d'Água. Sobre a importância da cooperação interinstitucional, Elisângela França ressaltou: “É muito importante essa união da Secretaria de Agricultura com os poderes, principalmente com a Câmara de Vereadores.” Ela acrescentou, fazendo referência à participação de Pedro Julião da SEMA: “conversamos com o Pedro (…) queremos resolver e preservar o máximo possível da nossa nascente do Lago Bets.”
A superintendente da SEMA/MT, Helen Farias Ferreira, explicou em que medida a descentralização das atividades de licenciamento ambiental beneficia o município: “A partir do momento em que a prefeitura descentraliza, ela assume algumas atividades que são passíveis de licenciamento (…) Junto com a SEMA, damos direcionamento para que todo esse trabalho seja feito da melhor forma possível.”
O vereador Subtenente Hernane, em sua fala, voltou-se ao compromisso com as demandas da população, reforçando a busca por resultados concretos: “Estamos aqui lutando por vocês. Buscando conhecimento, buscando melhorias para melhorar a vida de vocês.” Ele pontuou que a preservação do lago é uma prioridade urgente: “O nosso lago está com problema sério (…) há uma proposta futura para criarmos um parque municipal, para preservação.”
Por sua vez, o analista Pedro Julião (SEMA/MT) trouxe uma abordagem técnica importante, indicando que Querência já dispõe de equipe qualificada para conduzir processos de licenciamento ambiental localmente. Ele afirmou: “o município (…) já tem estrutura pronta para análise de processos de licenciamento (…)”. Além disso, enalteceu o papel regulatório do Conselho Municipal do Meio Ambiente e o Fundo Municipal como facilitadores do financiamento de projetos: “o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Fundo Municipal são catalisadores importantes de recursos”. E, numa visão de gestão técnica, sugeriu uma reorganização administrativa para otimizar ações: “É interessante separar o meio ambiente de qualquer outra pasta, porque conflitos intersetoriais podem atrapalhar o trabalho.”
O encontro em Cuiabá traz avanços importantes no diálogo entre o Governo Municipal, o Legislativo e a SEMA para implementação de políticas públicas ambientais. A discussão abrange não apenas a preservação de recursos hídricos como o Lago Bets, mas também melhorias genuínas na gestão ambiental e no licenciamento territorial, com vistas à sustentabilidade e ao crescimento planejado de Querência.
