Nova Nazaré recebe caminhão caçamba do PAC 2
Nova Nazaré recebeu um caminhão caçamba pelo PAC 2 Programa de Aceleração do Crescimento, onde a Prefeita Railda de Fátima esteve presente em Cuiabá para receber, o município já havia recebido uma retroescavadeira e uma motoniveladora.
A distribuição de maquinários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) tem garantido aos municípios brasileiros a autonomia necessária para conservar, de maneira contínua, as estradas rurais do País. Nesta sexta-feira (23), a iniciativa do Governo Federal equipará mais 80 municípios de Mato Grosso, com 35 motoniveladoras e 45 caminhões-caçamba. A doação beneficiará aproximadamente de 230 mil moradores do campo. Com essa entrega, a União completa a doação de equipamentos prevista para o estado.
As máquinas foram adquiridas com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Somente para a entrega desta sexta-feira a pasta investiu R$ 26,5 milhões. A manutenção das rodovias deve atender diretamente 36 mil famílias de agricultores, que comercializam nas cidades os produtos cultivados no campo. A cerimônia que formalizou a distribuição dos equipamentos ocorreu às 15h30, no Centro de Eventos do Pantanal, na capital Cuiabá.
O delegado federal do MDA em Mato Grosso, Nelson Luiz Borges de Barros, explica que a produção agrícola familiar no estado é muito presente, por isso, as máquinas doadas são fundamentais para fortalecer o desenvolvimento econômico local. "Têm municípios no estado que surgiram a partir dos assentamentos de reforma agrária. Em Mato Grosso, apesar de aparecer nos índices como um estado do agronegócio, a grande maioria dos municípios possui arrecadação baixa e não teria condições de comprar os equipamentos doados", afirma.
A ação completa do PAC 2 em Mato Grosso distribui 396 equipamentos. O conjunto de maquinários é formado por 132 retroescavadeiras, 132 motoniveladoras e 132 caminhões-caçamba, que devem beneficiar mais de 475 mil pessoas da área rural. O total inclui cerca de 77 mil famílias de agricultores. Para concretizar a entrega dos maquinários, o Governo Federal investiu R$ 109 milhões.