SANTIAGO DO NORTE, Paranatinga - Hoje tem 316 crianças estudando na Escola Municipal do Campo Alcides Visoni em Santiago do Norte, distribuídas em 16 turmas do Pré ao 9º ano do Ensino Fundamental. São 14 profissionais: 11 professores, 01 coordenadora, 01 secretária, 01 diretora, 02 serviços gerais, 01 merendeira e 01 vigia.
A Escola Municipal do Campo Alcides Visoni atende alunos do distrito, fazendas e assentamento Apronorte. A escola tem 4 rotas do transporte escolar matutino e duas rotas para atender ao noturno. Possui uma sala anexa no assentamento Boa Vista com 60 alunos, distante 18 km da Vila no sentido Salto da Alegria.
A Sala Anexa no Assentamento Boa Vista tem 04 professores, 01 articuladora, 01 auxiliar de sala, 01 serviço geral e 01 merendeira.
A diretora da Escola Municipal e sala anexa do Assentamento Boa Vista é Manuela Sardá Danguy Lustoza Pacheco.
O período noturno é destinado ao Ensino Médio como sala anexa da Escola Estadual Oswaldo Candido Pereira de Paranatinga e conta com 85 estudantes secundaristas.
A sala anexa noturno atente 03 turmas do ensino médio com 03 professores e 01 merendeira.
Da sala anexa do Estado a diretora é Elis Regina Forgiarini. (Inácio
Roberto)
Histórico por Manuela Sardá Danguy Lustoza Pacheco
Em meados da década de 80, na administração do Prefeito José Barbosa de Moura (gestão 1983 a 1988), a administração precisou criar novas rurais, devido ao crescimento populacional nas fazendas, grande extensão territorial do município, 24.322,55 Km², e à falta de infraestrutura, na época, para financiar um transporte escolar até a cidade, onde a educação também dava os primeiros passos.
Assim, em 1988 os moradores do antigo Loteamento União, mais tarde Postinho do Visoni, às margens da rodovia MT-130, na época propriedade do senhor Alcides Visoni e várias fazendas vizinhas, perceberam a necessidade de uma escola para atender a demanda da comunidade que ali estava se formando.
Em parceria com a administração, surgiu a Escola Moreira Cabral, construída pelo proprietário da Fazenda Macuco, vizinha ao loteamento. Em 10 de julho de 1986, nasce formalmente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Moreira Cabral, localizada a 160 km da sede do município, para atender aos alunos da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. No mesmo decreto foram criadas outras 10 novas escolas rurais.
A comunidade onde se encontra a Escola Municipal do Campo Moreira Cabral recebe o nome de Santiago do Norte, sendo o maior sonho dos moradores locais a emancipação da região. A Escola Moreira Cabral funcionou por mais de 15 anos em um prédio de madeira construído com a ajuda da comunidade e por lá passaram vários professores. Com a expansão do agronegócio na Vila Santiago do Norte, aumentou a quantidade de matrículas e também a procura pelo Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Passou-se, então, a oferecer as séries finais do Ensino Fundamental e, através das salas anexas via Escola Estadual, o oferecimento do Ensino Médio e da EJA.
Santiago do Norte está em posição geográfica estratégica em relação a própria sede e também ligando a outros municípios como Gaúcha do Norte e Nova Ubiratã, e demais localidades próximas. Um marco para o desenvolvimento desta comunidade foi à pavimentação asfáltica da BR 242, ligando esta comunidade o Distrito de Água Limpa e adiante Nova Ubiratã, Sorriso, Sinop, facilitando inclusive o deslocamento para Cuiabá. (Ascom)
Veja fotos da assessoria aqui -
ÁGUA BOA- Sabendo da importância das nossas crianças em nossas vidas, o Colégio JMJ realizou neste sábado o Drive Thru.
Depois de quase 07 meses separados, todos estavam muito ansiosos para o reencontra. O Colégio tomou todas as medidas de distanciamento social, uso de máscara e demais cuidados em função da pandemia do coronavírus.
Foi momento para tirar várias fotos e receber uma singela lembrança bem gelada.
Ser criança é acreditar que tudo é possível. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco. É tornar-se gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos. (Ascom)
Veja Fotos Aqui:
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ÁGUA BOA - A Escola Estadual 9 de Julho tem realizado nas últimas semanas, o levantamento dos alunos infrequentes. Para estes casos, a escola tem adotado medidas constantes de busca, enviando mensagens aos grupos de estudantes e nas redes sociais, além de ligações para os números telefônicos cadastrados no ato da matrícula.
No entanto, a instituição tem encontrado dificuldades já que boa parte dos números estão desatualizados. A Escola fará nos próximos dias, o encaminhamento dos nomes dos alunos infrequentes aos órgãos de fiscalização educacionais e da criança e do adolescente. O intuito é juntar esforços para evitar a defasagem no ensino e a evasão escolar.
As aulas estão acontecendo em seus horários normais, através da plataforma Microsoft Teams e cada turma conta ainda com um grupo de WhatsApp para todo assessoramento possível. Para os alunos sem acesso à internet ou com dificuldade de acesso em função de problemas técnicos, a escola oferece o material apostilado impresso. A entrega acontece sempre nas duas primeiras semanas de cada mês. No mês de outubro, a entrega acontecerá até esta sexta-feira (09/10).
Apesar do grande esforço da equipe gestora e docente, o número de acessos à plataforma somado ao número de apostilas entregues, ainda é muito pequeno se comparado ao número de alunos matriculados na unidade escolar. A Escola alerta sobre os danos no aprendizado dos alunos em função das faltas. Mais do que nunca, é preciso que haja o comprometimento de cada estudante e o apoio da família. Não deixar de estar presente na vida dos filhos é um dever dos pais expresso no art. 129, inciso V, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual não deixa dúvidas quanto sua obrigação de acompanhar frequência e aproveitamento escolar dos filhos.
Assim, o mero colocar na escola, como estabelece o art. 55 do ECA, não tira a obrigação dos pais de garantir a permanência, bem como em observar e participar da evolução escolar da criança ou adolescente, avaliando seus progressos individuais e estimulando-os para que o estudo seja-lhes rendoso. Em tempos de pandemia, o lar também se torna escola e o acompanhamento e a motivação por parte dos responsáveis são mais que necessários.
Equipe Gestora da Escola Estadual 9 de Julho - (Ascom)
QUERÊNCIA - Concedeu entrevista ao nosso jornalismo a assessora pedagógica da Seduc Glaucia Galvão, ela falou sobre a preparação do retorno das aulas presenciais da rede estadual. Gláucia ainda citou números impressionantes que mostram a quantidade de estudantes que não participaram das aulas remotas durante a pândemia. O início das aulas presenciais serão com os alunos do 3° ano da rede estadual do ensino médio, em seguida com alunos do 2° e 1° ano. Confira a entrevista completa nesta quarta-feira (30) às 12h e 30min na Interativa FM 97,9.
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QUERÊNCIA - Ouça na edição do repórter interativo desta terça-feira (29), a entrevista com a secretária de educação de Querência Rosita Maria, falando sobre o assunto que está sendo destaque nesta semana no município.
Rosita explica como está sendo o processo de preparação para a volta as aulas presenciais.Ouça na Interativa FM 97,9 ao 12:30 de hoje.
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QUERÊNCIA – Após meses sem as aulas escolares devido à pandemia do Coronavírus, atividades podem ser retomadas a qualquer momento.
De acordo com informações, a secretaria de educação de Querência juntamente com as direções das escolas municipais, estaduais e particulares, estudam nos próximos dias, novas fórmulas para que possa haver o retorno das aulas escolares.
Um protocolo de segurança está sendo elaborado para que os alunos e professores possam retornar as atividades em segurança. A secretaria de saúde juntamente com a Semec - Secretaria de educação, deve avaliar medidas para o retorno das aulas. A curva de transmissão caiu no município nos últimos dias, segundo o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (25), 175 pessoas ainda estão contaminadas e podem transmitir o vírus.
O maior número de contaminação está nas pessoas com idade entre 20 e 49 anos. O menor número está em crianças e adolescentes de 5 à 19 anos.
ÁGUA BOA – A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai realizar pesquisa com os pais de alunos da rede estadual de ensino para saber a opinião deles sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais.
A pesquisa será realizada on-line e está disponível no site da Seduc. O questionário tem cinco questões para os pais responderem, como a etapa de ensino do filho, se concordam com a retomada das aulas presenciais, se o filho tem algum tipo de comorbidade e se convive com alguém que tenha doença.
Essas informações foram socializadas com as assessorias pedagógicas e diretores das unidades educacionais. Eles vão auxiliar a Seduc no processo de divulgação junto à comunidade.
Para falar sobre o assunto, o diretor da Escola Estadual Alceu Busanello concederá entrevista hoje.
Veja Vídeo Aqui:
CUIABÁ - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai realizar pesquisa com os pais de alunos da rede estadual de ensino para saber a opinião deles sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais. A pesquisa será realizada on-line e está disponível no site da Seduc.
O questionário tem cinco questões para os pais responderem, como a etapa de ensino do filho, se concordam com a retomada das aulas presenciais, se o filho tem algum tipo de comorbidade e se convive com alguém que tenha uma.
Essas informações foram socializadas com as assessorias pedagógicas e diretores das unidades educacionais. Eles vão auxiliar a Seduc no processo de divulgação junto à comunidade.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, os dados da pesquisa serão de extrema importância para orientar a Seduc na tomada de decisão quanto ao eventual retorno das aulas presenciais. Porém, antes de se pensar em retorno das atividades é importante acompanhar o mapa de risco da pandemia do coronavírus no Estado.
“As aulas somente retornarão com avaliação e pareceres das autoridades de saúde e a anuência do Gabinete de Situação, ou seja, o planejamento do retorno das atividades presenciais está sendo feito de acordo com o protocolo de segurança da Secretaria de Estado de Saúde (SES)”, destacou a secretária.
Marioneide ainda informou que a Seduc está fazendo um estudo para ver a possibilidade de retorno das aulas presenciais, inicialmente, com os alunos dos 3º anos do Ensino Médio e com revezamento.
“Ainda não temos uma data definida, mas já estamos nos planejando e preparando todas as nossas organizações internas para esse retorno. Tudo tem que ser muito bem estruturado e com segurança, seguindo as regras apontadas no protocolo e com a anuência do gabinete de situação”.
Pensando no retorno presencial, a Seduc construiu em conjunto com a SES uma nota técnica com os protocolos de segurança. Esse protocolo será enviado para todas as unidades escolares, assessorias pedagógicas e Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros). Ele trata de todas as etapas do retorno presencial, como, por exemplo, como será o recebimento do estudante na escola, como é o fluxo dentro da escola, a necessidade do distanciamento, o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, rotinas de limpeza, entre outras.
A partir desse protocolo, a Seduc montará uma cartilha para instruir as unidades escolares a se prepararem para o momento de retorno.
CANARANA - O mundo precisou se adaptar às novas realidades impostas pela pandemia da covid-19. Aulas online ou acompanhamento remoto das atividades educacionais foram alternativas para não interromper o processo de ensino-aprendizagem. As mudanças encaradas por estudantes de diversos níveis exigiram a ampliação da capacidade criativa para lidar com o momento adverso. O município de Canarana, a 838 km de Cuiabá, possui experiências positivas na manutenção das atividades e dos conteúdos de educação empreendedora aplicados junto aos alunos do ensino fundamental da rede pública do município.
Exemplo disso é que mesmo em situação de isolamento social, durante a pandemia, nove escolas municipais mantiveram os trabalhos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), de forma bastante proativa. Ajustes como videoaulas gravadas pelos professores e encaminhadas aos grupos de WhatsApp de cada turma e a prática de tarefas a distância são algumas das ações realizadas.
Segundo a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Canarana, Elaine Noeli Elsenbath, as escolas buscaram manter suas atividades de forma remota, por meio de grupos de WhatsApp, Instagram, Facebook e outras tecnologias acessíveis.
“Esse é o terceiro ano que trabalhamos com o JEPP e devido a pandemia tivemos que mudar nosso planejamento. Inicialmente ficamos um tempo sem atividades e depois começamos a trabalhar de forma remota. Enviamos para cada aluno um livro impresso sobre o programa e os professores elaboraram uma sequência de atividade remotas para serem impressas e enviadas semanalmente aos alunos. Além dos vídeos pelas mídias sociais e Whatsapp. Cada escola com sua estratégia”.
A intenção foi proporcionar aos alunos e seus familiares a vivência de experiências colaborativas de aprendizagem por meio da educação empreendedora, incentivando-os com novas aprendizagens, apresentando novos conhecimentos e aprimorando comportamentos empreendedores como: comprometimento, busca de informações e rede de contatos, independência e autoconfiança, entre outros.
“Ao final do projeto o normal seria a realização da Feira do Empreendedorismo onde as crianças com o auxílio da família e dos professores, colocam em prática o que aprenderam. Porém com a pandemia foi necessário se reinventar e realizar as ações em casa. E cada escola escolheu a melhor forma para conseguir fazer isso. Mesmo com os desafios de trabalhar remotamente observamos o empenho de todos”, conta.
Aplicação prática: Segundo a diretora da escola Emeb Nova Era, Marinalda Ferreira Costa, foi proporcionado aos estudantes e seus familiares a vivência de experiências colaborativas de aprendizagem por meio da educação empreendedora, incentivando-os com novas aprendizagens, apresentando novos conhecimentos e aprimorando comportamentos empreendedores.
“Exemplo disso, são os alunos do segundo ano, que escolheram trabalhar com temperos naturais. As professoras enviaram algumas sementes como coentro, alho com broto e cebolinha e sugeriram plantar com a ajuda da família, voltado para o consumo próprio. Já o quinto ano com a colaboração dos pais, fizeram comidas e simularam a venda para familiares ou conseguiram realmente vender nos arredores. Os alunos também fizeram vídeos sobre os produtos que estavam ofertando, alguns ainda deram dicas de receitas. E apesar dos desafios desenvolver e realizar este trabalho de forma remota só foi possível devido o empenho e o envolvimento das famílias na execução das atividades propostas”, destaca.
A escola rural Emeb Coronel Vanick, também teve sucesso com as ações do JEPP. A diretora, Joelma Furlan Trodo, conta que devido à distância, o WhatsApp e as mídias sociais foram grandes aliados.
“Os alunos do terceiro ano escolheram como parte final do JEPP confeccionar brinquedos ecológicos, então a professora pesquisou sobre o assunto, preparou vídeoaulas que foram enviadas aos pais para que eles pudessem, com materiais que possuíam em casa desenvolver os brinquedos. Outro exemplo é dos alunos do sexto ao nono ano, as professoras realizaram uma pesquisa pela internet sobre o lixo produzido em casa e decidiram na temática: combate à dengue. Como eles ainda não finalizaram, será realizado um ‘Dia D’ e todos os alunos irão limpar o quintal de sua casa, voltado para prevenção”, ressalta.
Segundo a gestora estadual do Programa Empreendedor do Futuro do Sebrae em Mato Grosso, Kristianny Arruda, com o auxílio do Sebrae as escolas conseguiram articular o conteúdo de Educação Empreendedora com processos de desenvolvimento de competências que podem ser realizados em casa no dia a dia.
“Mostramos que envolvendo as famílias, as atividades do programa poderiam ocorrer com adaptações é claro. Mas apesar das dificuldades é muito gratificante saber que esse conteúdo, ajudou essas crianças a soltar energia, inclusive proporcionando uma aproximação e participação junto com seus pais. Há relatos ainda de que as atividades do JEPP uniram mais pais e filhos”, relata.
A gestora lembra ainda que, para as escolas que estão tendo algum tipo de dificuldades, o Sebrae/MT se coloca à disposição para auxiliá-las em relação a aplicação remota do JEEP e outros produtos da educação empreendedora. (Ascom)
ÁGUA BOA – A Escola Nova Esperança da Associação Pestalozzi retomou hoje os atendimentos aos seus alunos, de forma progressiva, com todos os protocolos de segurança, seguindo orientação da saúde.
A informação é do diretor Emerson Marcello Godoy. A escola realizou triagem com todos os familiares que compareceram à escola, com as devidas medidas de segurança e EPIs.
A Pestalozzi atende hoje 130 alunos. Devido à pandemia as atividades estavam suspensas como medida de segurança. O retorno ocorre com cautela, sabendo da importância e das necessidades dos alunos. Os alunos serão atendidos de forma individual progressiva, sem aglomeração, com horários organizados semanal.
Marcello agradece à comunidade que sempre colabora e reforça que a Escola tem o compromisso de realizar um trabalho com excelência e qualidade. A Pestalozzi tem 33 anos de histórico de serviços prestados. “Voltar à rotina escolar não é uma das tarefas mais fáceis. Horários para dormir e acordar, atividades preestabelecidas, alimentação adequada, e todas as medida de segurança. Isso exige uma readaptação não somente dos alunos e profissionais, mas também dos familiares.
Agora o momento é de união e cooperação. Todos estão se adaptando às novas rotinas, com coragem, determinação, fé, confiança e responsabilidade. “Juntos somos mais fortes”, afirmou Emerson Marcello Godoy.
NOVA NAZARÉ – Moradores estão cobrando um kit de merenda escolar para estudantes que estão fora de sala de aula por causa da pandemia do coronavírus. Segundo os pais, alguns estudantes recebem a alimentação enquanto outros ficaram de fora. As famílias esperam pela divulgação dos critérios para se adaptar à inscrição para o kit de alimentação.
A Secretaria Municipal de Educação atende 28 escolas indígenas e duas escolas no setor urbano. Segundo a titular, Geliane Steffenon Fontoura, o município não consegue atender toda a população escolar com merenda.
Geliane informou que a administração anterior teve a prestação de contas reprovada pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar, PNAE.Por isso, o município não recebe esse auxílio do Governo Federal, mesmo tentando regularizar a situação durante os últimos 4 anos.
Geliane acrescentou que alguns estudantes recebem o kit alimentação desde que matriculados na rede municipal de ensino, com frequência escolar superior a 80% nos meses de fevereiro e março.
Além disso, são famílias de baixa renda já cadastradas no programa Bolsa Família. A seleção das famílias beneficiadas ocorreu através das escolas e do Conselho Municipal da Merenda Escolar e Secretaria municipal de Ação Social.
Os kits hoje distribuídos para alguns alunos também são bancados pela Secretaria. Geliane pediu que as pessoas busquem outras informações na própria Secretaria de Educação. Idêntica explicação já foi repassada à Câmara de Vereadores.
QUERÊNCIA - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que até o próximo dia 10 de julho não serão postadas atividades na plataforma "Aprendizagem Conectada".
A assessora pedagógica da Seduc em Querência, Gláucia Galvão, explicou que a medida visa evitar aglomeração de pessoas nas unidades escolares que disponibilizam material impresso para os estudantes, e assim evitar a disseminação do coronavírus.
Segundo a Seduc informou, os materiais já se encontram produzidos e serão postados assim que a situação de risco dos municípios em relação à pandemia estiver minimizada.
Gláucia lembra aos alunos que a plataforma dispõe de um acervo de vídeos, jogos, livros e outros objetos digitais de aprendizagem, que podem ser acessados tanto no link da Biblioteca Integradora, como vídeos do Pré-Enem Digital.
Plataforma Aprendizagem Conectada
A plataforma, que pode ser acessada pelo computador e dispositivos móveis (celular e tablet), possui atividades pedagógicas para auxiliar os estudantes na aprendizagem durante a suspensão das aulas.
O aluno deve acessar o endereço eletrônico www.aprendizagemconectada.mt.gov.br ou o site da Seduc.
O estudante poderá estudar utilizando a plataforma pelo celular ou pelo computador (com acesso à internet) e fazer as atividades em um caderno a parte. Para aqueles que não têm acesso à internet, os materiais impressos serão disponibilizados pelas unidades escolares e assessorias pedagógicas.