Safras de milho e gergelim deixam produtores otimistas em NX
Atualizado dia 20 jul
NOVA XAVANTINA – Os trabalhos das colhedeiras segue em pleno vapor rumo à reta final da colheita da safrinha de milho e de gergelim.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina, cerca de 40% das lavouras de milho foram colhidas.
A média de produtividade está em 110 sacas de milho por hectare, o que é deixa os produtores satisfeitos. Nesse ano, foram plantados 11 mil hectares com milho.
Gergelim - Já na cultura do gergelim, a safra chegou aos 70% das áreas cultivas. Endrigo Dalcin disse que foram plantados cerca de 5 mil hectares com gergelim.
A produtividade média está na casa dos 700 quilos por hectare. Por se tratar de uma nova cultura no município, e mesmo com a falta de experiência, os produtores estão contentes com os resultados da safrinha.
=================================
Publicado em 09 de julho
NOVA XAVANTINA – A colheita do milho está na fase inicial em Nova Xavantina. A informação é do presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina.
Endrigo Dalcin disse que cerca de 20% das lavouras estão colhidas. O primeiro milho safrinha é de boa qualidade, rendendo até 120 sacas por hectare. No atual ciclo safrinha, foram plantados cerca de 11 mil hectares com milho.
Gergelim
As máquinas também estão trabalhando na safra do gergelim. Produtores plantaram cerca de 5 mil hectares de gergelim como experiência.
Dalcin disse que a produtividade varia de 500kg até 1.200 quilos por hectare, segundo relato dos produtores. Também estão em andamento os serviços de colheita do milheto.
Mais tecnologia para a futura safra
Outra tendência dessa época é um aumento no transporte de calcário para as lavouras de Nova Xavantina. Segundo o ruralista, isso indica que a produtividade da próxima safra de verão deve ser ainda melhor, já que os produtores estão investimento em mais tecnologia.
A expectativa é de que haja aumento na área ocupada com soja na safra 2.020/2.021, de 65.000 para 70 mil hectares.