Featured

Obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste avançam e são vistoriadas pelo MInfra - veja vídeo

Atualizada dia 09 set 22

Obras da Ferrovia de Integracao Centro Oeste avancam e sao vistoriadas pelo MInfra 2MARA ROSA/GO – A ligação ferroviária entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) já tem os primeiros 30 quilômetros liberados de área pelo processo de desapropriação. O empreendimento passa agora por serviços de terraplanagem e supressão vegetal.
A Fico possibilitará escoamento da safra produzida no Centro-Oeste até portos das regiões Sudeste e Nordeste. O empreendimento tem 383 quilômetros de extensão, com investimentos de R$ 2,73 bilhões custeados por investimento cruzado, resultante da renovação antecipada do contrato de concessão da Vale com a União pela Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).
Parte da agenda do Setembro Ferroviário do Ministério da Infraestrutura (MInfra), mês dedicado a ações que impulsionem o transporte sobre trilhos no país, as obras da Fico foram vistoriadas por uma comitiva nesta quinta-feira (8).
“É uma obra estruturante que vai diminuir o custo logístico de produção e favorecer a balança comercial. O Centro-Oeste brasileiro, com essa obra, passa a ser mais competitivo”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
Andamento
Conforme a Valec, empresa pública que detém a concessão da futura ferrovia e conduz as obras, a previsão é de que até o fim do ano sejam liberados mais 50 quilômetros de frente de obras. Durante o prazo de execução das obras férreas devem ser abertos 4,6 mil novos postos de trabalho. São 1,5 mil diretamente ligados à construção da estrada de ferro e mais de 3 mil para apoio e suporte da obra, o que inclui hotéis, restaurantes e serviços diversos.
Quando finalizada, a estrada de ferro fará a conexão entre o Vale do Araguaia e a Ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da safra regional aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, de Ilhéus (BA), pois se conectará também à Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).
Veja vídeo - 

{showtime 79}


=======================================================
Atualizada dia 12 ago 22

MARA ROSA/GO - Nossa reportagem fez contato com a assessoria da Valec, órgão do governo Federal, para buscar informações sobre o andamento das obras da Ferrovia de Intetração Centro Oeste - FICO, iniciadas em Mara Rosa/GO. Confira a resposta. 0 fico 2
Valec 1As obras da FICO foram iniciadas no mês de maio/2022, sendo que atualmente as frentes de serviço estão concentradas entre os quilômetros 0 e 12, basicamente com a execução dos seguintes serviços: cercas, supressão vegetal com corte e destocamento de árvores, proteção de fauna/flora, preparação de mudas para execução do plantio compensatório, terraplenagem (corte e aterro), deposição de materiais em áreas de depósito, fabricação de aduelas de concreto armado para os bueiros (obras de arte correntes) e execução de Obras de Arte Corrente.

Até o momento foram executados 816.350,00m2 de supressão vegetal (aproximadamente 10 km). Todo o trecho da FICO (363 km) está coberto por licença ambiental de instalação. Porém, existe a previsão de alteração de traçado em 2 (dois) segmentos, que demandará a retificação do licenciamento, sob responsabilidade da Executora do Investimento Cruzado (Vale S.A.).

0 fico 4Serão realizados todos os serviços de infra e superestrutura ferroviária. Para o segmento inicial, teremos a execução dos serviços de desmatamento, supressão vegetal e cercas finalizados até o km 12 ainda em 2022, e do km 12 ao 30, em 2023; os serviços de infraestrutura (terraplenagem, drenagem e obras de arte especiais) foram iniciados em 2022 e serão finalizados em 2023 para os 30 primeiros kms e os serviços de superestrutura da via serão iniciados em 2023 e serão finalizados no início de 2024 (km 0 ao 30).
Ainda em 2023, existe a previsão de ataque do segmento que vai do km 30 ao 132, com a execução dos serviços preliminares e infraestrutura. A execução dos 363 km está prevista para o ano de 2027. (Ascom)

======================== 
Atualizada dia 14 jun 2022

MARA ROSA/GO – A empreiteira Sanches Tripoloni iniciou o serviço de terraplanagem no ‘Marco 0’ da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste.
A informação é do Secretário de Indústria e Comércio de Mara Rosa. Lázaro Moreira Júnior disse que os serviços começaram na saída da cidade de Mara Rosa.
Estão sendo realizados cortes e aterros para comportar o futuro traçado da FICO. A obra em si tinha sido lançada em setembro do ano passado, pelo presidente da república, Jair Bolsonaro.
Os trilhos deverão percorrer 383km até chegar em Água Boa/MT. A responsabilidade é da Vale.

Abaixo o histórico da FICO.

======================== 
Atualizada dia 04 abr 2022

MARA ROSA/GO – A Empreiteira Sanches Tripoloni está se instalando em Mara Rosa/GO. sanches tri 2
Trata-se de mais uma empresa que vai participar das obras de construção da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste.

A confirmação é do Secretário de Indústria e Comércio, Lázaro Moreira Júnior.
As primeiras máquinas e caminhões da empreiteira também estão chegando à cidade.
Lázaro acredita que em breve, começa a contratação de mão de obra.

=====================
Atualizada dia 10 março 2022

minfra ficoMARA ROSA/GO – Esta semana, equipes da Valec, Ministério da Infraestrutura e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) visitaram as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que foram iniciadas pela Vale neste mês de março. O trecho ferroviário, que irá de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT, conectará à Ferrovia Norte-Sul (FNS). A construção está por conta da Vale com recursos oriundos da antecipação de outorgas do investimento cruzado.

A comitiva estava composta pelo diretor de Empreendimentos da Valec, Washington Lüke; pelo diretor do Departamento de Transporte Ferroviário do MInfra, Ismael Triniks; pelo representante da Superintendência de Transporte Ferroviário da ANTT, Paulo Eugênio, e suas equipes técnicas. Eles percorreram as áreas de mobilização das obras.
Verificaram os trabalhos das empresas contratadas já mobilizadas para a execução da supressão vegetal, que antecede a terraplenagem, bem como a fabricação de pré-moldados para a execução da drenagem, informou Lüke. De acordo com os técnicos da Vale, a partir de agora haverá mobilização sucessiva dos serviços para a execução dos 30 primeiros quilômetros da FICO.

O Papel da Valec na FICO

Em dezembro de 2020, Valec, ANTT e Vale assinaram o Acordo de Obrigações de Investimento (anexo 9), por meio do qual formalizou-se a primeira iniciativa federal de investimento cruzado. Pelo contrato, caberá à Valec acompanhar as obrigações de investimento, uma vez que, além de signatária do referido Acordo, que prevê o recebimento dos ativos construídos na ferrovia, também recebeu, por delegação da Agência reguladora, a função de fiscalizar as obras. (Ascom)

=======================
Atualizada - 09/MAR/2022 - Traterra começa supressão vegetal
WhatsApp Image 2022 03 10 at 09.02.23MARA ROSA/GO – Começaram ontem as primeiras obras prevendo a construção da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste na cidade de Mara Rosa/GO. A informação é do Secretário de Indústria e Comércio da cidade.
Lázaro Moreira Junior disse que a Traterra iniciou os primeiros serviços de supressão vegetal no trecho demarcado para receber os trilhos do trem. A ordem de serviço ocorreu no Marco 0 da FICO em Mara Rosa/GO.
A perspectiva do Governo Federal é que os trilhos de trem a serem construídos pela Vale alcancem Água Boa/MT em até 5 anos.
Veja vídeo: