Obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste avançam e são vistoriadas pelo MInfra - veja vídeo
Atualizada dia 09 set 22MARA ROSA/GO – A ligação ferroviária entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) já tem os primeiros 30 quilômetros liberados de área pelo processo de desapropriação. O empreendimento passa agora por serviços de terraplanagem e supressão vegetal.
A Fico possibilitará escoamento da safra produzida no Centro-Oeste até portos das regiões Sudeste e Nordeste. O empreendimento tem 383 quilômetros de extensão, com investimentos de R$ 2,73 bilhões custeados por investimento cruzado, resultante da renovação antecipada do contrato de concessão da Vale com a União pela Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).
Parte da agenda do Setembro Ferroviário do Ministério da Infraestrutura (MInfra), mês dedicado a ações que impulsionem o transporte sobre trilhos no país, as obras da Fico foram vistoriadas por uma comitiva nesta quinta-feira (8).
“É uma obra estruturante que vai diminuir o custo logístico de produção e favorecer a balança comercial. O Centro-Oeste brasileiro, com essa obra, passa a ser mais competitivo”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
Andamento
Conforme a Valec, empresa pública que detém a concessão da futura ferrovia e conduz as obras, a previsão é de que até o fim do ano sejam liberados mais 50 quilômetros de frente de obras. Durante o prazo de execução das obras férreas devem ser abertos 4,6 mil novos postos de trabalho. São 1,5 mil diretamente ligados à construção da estrada de ferro e mais de 3 mil para apoio e suporte da obra, o que inclui hotéis, restaurantes e serviços diversos.
Quando finalizada, a estrada de ferro fará a conexão entre o Vale do Araguaia e a Ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da safra regional aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, de Ilhéus (BA), pois se conectará também à Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).
Veja vídeo -
=======================================================
Atualizada dia 12 ago 22
MARA ROSA/GO - Nossa reportagem fez contato com a assessoria da Valec, órgão do governo Federal, para buscar informações sobre o andamento das obras da Ferrovia de Intetração Centro Oeste - FICO, iniciadas em Mara Rosa/GO. Confira a resposta. As obras da FICO foram iniciadas no mês de maio/2022, sendo que atualmente as frentes de serviço estão concentradas entre os quilômetros 0 e 12, basicamente com a execução dos seguintes serviços: cercas, supressão vegetal com corte e destocamento de árvores, proteção de fauna/flora, preparação de mudas para execução do plantio compensatório, terraplenagem (corte e aterro), deposição de materiais em áreas de depósito, fabricação de aduelas de concreto armado para os bueiros (obras de arte correntes) e execução de Obras de Arte Corrente.
Até o momento foram executados 816.350,00m2 de supressão vegetal (aproximadamente 10 km). Todo o trecho da FICO (363 km) está coberto por licença ambiental de instalação. Porém, existe a previsão de alteração de traçado em 2 (dois) segmentos, que demandará a retificação do licenciamento, sob responsabilidade da Executora do Investimento Cruzado (Vale S.A.).
Serão realizados todos os serviços de infra e superestrutura ferroviária. Para o segmento inicial, teremos a execução dos serviços de desmatamento, supressão vegetal e cercas finalizados até o km 12 ainda em 2022, e do km 12 ao 30, em 2023; os serviços de infraestrutura (terraplenagem, drenagem e obras de arte especiais) foram iniciados em 2022 e serão finalizados em 2023 para os 30 primeiros kms e os serviços de superestrutura da via serão iniciados em 2023 e serão finalizados no início de 2024 (km 0 ao 30).
Ainda em 2023, existe a previsão de ataque do segmento que vai do km 30 ao 132, com a execução dos serviços preliminares e infraestrutura. A execução dos 363 km está prevista para o ano de 2027. (Ascom)
========================
Atualizada dia 14 jun 2022
MARA ROSA/GO – A empreiteira Sanches Tripoloni iniciou o serviço de terraplanagem no ‘Marco 0’ da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste.
A informação é do Secretário de Indústria e Comércio de Mara Rosa. Lázaro Moreira Júnior disse que os serviços começaram na saída da cidade de Mara Rosa.
Estão sendo realizados cortes e aterros para comportar o futuro traçado da FICO. A obra em si tinha sido lançada em setembro do ano passado, pelo presidente da república, Jair Bolsonaro.
Os trilhos deverão percorrer 383km até chegar em Água Boa/MT. A responsabilidade é da Vale.
Abaixo o histórico da FICO.
========================
Atualizada dia 04 abr 2022
MARA ROSA/GO – A Empreiteira Sanches Tripoloni está se instalando em Mara Rosa/GO.
Trata-se de mais uma empresa que vai participar das obras de construção da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste.
A confirmação é do Secretário de Indústria e Comércio, Lázaro Moreira Júnior.
As primeiras máquinas e caminhões da empreiteira também estão chegando à cidade.
Lázaro acredita que em breve, começa a contratação de mão de obra.
=====================
Atualizada dia 10 março 2022
MARA ROSA/GO – Esta semana, equipes da Valec, Ministério da Infraestrutura e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) visitaram as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que foram iniciadas pela Vale neste mês de março. O trecho ferroviário, que irá de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT, conectará à Ferrovia Norte-Sul (FNS). A construção está por conta da Vale com recursos oriundos da antecipação de outorgas do investimento cruzado.
A comitiva estava composta pelo diretor de Empreendimentos da Valec, Washington Lüke; pelo diretor do Departamento de Transporte Ferroviário do MInfra, Ismael Triniks; pelo representante da Superintendência de Transporte Ferroviário da ANTT, Paulo Eugênio, e suas equipes técnicas. Eles percorreram as áreas de mobilização das obras.
Verificaram os trabalhos das empresas contratadas já mobilizadas para a execução da supressão vegetal, que antecede a terraplenagem, bem como a fabricação de pré-moldados para a execução da drenagem, informou Lüke. De acordo com os técnicos da Vale, a partir de agora haverá mobilização sucessiva dos serviços para a execução dos 30 primeiros quilômetros da FICO.
O Papel da Valec na FICO
Em dezembro de 2020, Valec, ANTT e Vale assinaram o Acordo de Obrigações de Investimento (anexo 9), por meio do qual formalizou-se a primeira iniciativa federal de investimento cruzado. Pelo contrato, caberá à Valec acompanhar as obrigações de investimento, uma vez que, além de signatária do referido Acordo, que prevê o recebimento dos ativos construídos na ferrovia, também recebeu, por delegação da Agência reguladora, a função de fiscalizar as obras. (Ascom)
=======================
Atualizada - 09/MAR/2022 - Traterra começa supressão vegetalMARA ROSA/GO – Começaram ontem as primeiras obras prevendo a construção da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste na cidade de Mara Rosa/GO. A informação é do Secretário de Indústria e Comércio da cidade.
Lázaro Moreira Junior disse que a Traterra iniciou os primeiros serviços de supressão vegetal no trecho demarcado para receber os trilhos do trem. A ordem de serviço ocorreu no Marco 0 da FICO em Mara Rosa/GO.
A perspectiva do Governo Federal é que os trilhos de trem a serem construídos pela Vale alcancem Água Boa/MT em até 5 anos.
Veja vídeo:
MARA ROSA/GO - Seguem os trabalhos de implantação do canteiro de obras prevendo o início da construção da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste e Mara Rosa/GO.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Lazaro Gomes Moreira Júnior, uma empresa contratada já está na cidade alugando escritório e galpões para iniciar em breve os primeiros trabalhos de campo.
Trata-se da Traterra do Pará que vai trabalhar na supressão vegetal. Essa empresa também está anunciando a contratação de trabalhadores para os serviços iniciais. A notícia é alvissareira para Mara Rosa, ponte de partida da FICO, cujo projeto é construir 383km de trilhos e aportar em Água Boa/MT.
FICO -
A obra da FICO está iniciando por Mara Rosa/GO e depois de percorrer 383 quilômetros, deve chegar a Água Boa em até 5 anos.
A promessa foi feita por representantes da Vale e da Valec que estiveram recentemente aqui discutindo alguns detalhes da Ferrovia de Integração Centro Oeste. A obra foi lançada em setembro na cidade goiana de Mara Rosa.
A obra será desenvolvida pela Vale que investirá R$ 2,7 bilhões. A previsão é de que em 4 ou 5 anos, os trilhos do trem cheguem a Água Boa.
Veja mais aqui neste link - https://noticiasinterativa.com.br/politica/18919-lancada-a-obra-da-fico-ferrovia-de-integracao-centro-oeste
=======================================
FICO terá porto seco ou terminal de cargas em Água Boa? Confira!
Em 21 out 2021
ÁGUA BOA – Muitas discussões acontecem em nossa cidade sobre a vinda do terminal ferroviário para o município. A obra da FICO está iniciando por Mara Rosa/GO e depois de percorrer 383 quilômetros, deve chegar a Água Boa em até 5 anos.
A promessa foi feita por representantes da Vale e da Valec que estiveram recentemente aqui discutindo alguns detalhes da Ferrovia de Integração Centro Oeste. A obra foi lançada em setembro na cidade goiana de Mara Rosa. Porém, a estrutura ferroviária que será construída em Água Boa parece que está definida.
Não será um porto seco, mas um terminal de cargas. O Porto Seco é um terminal que opera como centro de transbordo de cargas para importação ou exportação. Trata-se de uma estação aduaneira. A obra que será construída em Água Boa deve-se chamar de Terminal de Cargas.
O assunto foi reiterado pelos técnicos da Valec e da Vale. O Terminal de Cargas vai receber produtos para distribuição regional, porém, encaminhará cargas de commodities produzidos na região rumo aos portos de exportação. Os principais produtos na futura FICO devem ser soja, milho, carne bovina congelada e madeira, entre outros. (Inácio Roberto)
PORTO SECO
Um porto seco ou estação aduaneira do interior é um terminal intermodal interno diretamente conectado por uma rodovia ou ferrovia a um porto marítimo, operando como um centro de transbordo de carga vinda do mar para destinos interiores.
Além de sua função no transbordo de carga, os portos secos também podem incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias e manutenção para transportadores de carga rodoviária ou ferroviária. A localização dessas instalações em um porto seco alivia a competição por armazenamento e espaço alfandegário nos portos marítimos.
Um porto seco pode acelerar o fluxo de carga entre os navios e as principais redes de transporte terrestre. Os portos secos podem melhorar o movimento de importação e exportação, movendo os processos demorados de contêineres para o interior, longe de portos marítimos congestionados. (Wikipédia)
TERMINAL DE CARGAS
Até meados de 1920, o setor ferroviário era o principal meio de transporte dessas cargas. Com a priorização dos governos vigentes pelo investimento no setor rodoviário, visando atrair empresas automobilísticas estrangeiras, o modal ferroviário acabou sendo preterido, passando por um longo período de dificuldades.
Na década de 90, empresas privadas passaram a controlar grande parte da malha ferroviária nacional, fortalecendo os investimentos, revitalizando linhas já existentes e construindo novas malhas.
Os terminais ferroviários são construídos próximos aos locais de destino principal das linhas, ou nas proximidades dos setores de produção, facilitando o carregamento e descarregamento de cargas.
Nesses terminais, os itens produzidos, advindos das indústrias ou do agronegócio, por exemplo, são posicionados nos vagões dos trens, podendo, dessa forma, seguir viagem para o destino desejado.
O terminal ferroviário exige todo um complexo aparato para conseguir posicionar ou retirar as cargas de maneira eficiente, sem que haja perda ou desperdício de mercadorias. (Ferroeste PR)
Ver mais aqui - https://noticiasinterativa.com.br/internet/19068-vale-e-valec-promovem-encontro-sobre-a-fico-veja-entrevistas