Featured

Técnicos da Embrapa visitam lavoura experimental

ÁGUA BOA – Técnicos da Embrapa visitaram nesta terça-feira, uma lavoura experimental onde 5 linhagens de arroz foram plantadas. Eles foram verificar as condições gerais das lavouras de arroz, que serão colhidas em breve. Foram avaliados quesitos como qualidade do grão, doenças, acamamento, entre outros. Cerca de 2 hectares de lavoura foram ocupados com as 5 linhagens experimentais da Embrapa, em parceria com o produtor rural Ademir Fries e com a Semear.

O gerente do Escritório da Embrapa de Rondonópolis, Valer Peters, o analista de tecnologia, Bernardo dos Santos, e o pesquisador Orlando Peixoto, entre outros técnicos, também lançam a semente de arroz BRS Esmeralda, uma nova variedade que vai ganhar o mercado do ano que vem. As lavouras de Água Boa, na década de 80, produziam menos de 30 sacas por hectare, e hoje, alcançam 50 sacas, com promessa de atingir 70 sacas por hectare na próxima colheita. O padrão pretendido pela Embrapa é alcançar a produção de 100 sacas por hectare, informou Peters. Eles foram acompanhados pelo casal de agrônomos de Água Boa, Lúcio Motta Filho e Michele Gewehr Motta.

Em alguns dias, será feita a colheita das áreas experimentais, quando se terá mais uma ideia do comportamento dessas linhagens em fase de estudo. Lavouras experimentais também existem em Sinop e São Félix do Araguaia, Mato Grosso, e uma no Pará. Concederão entrevista Valter Peters e Orlando Peixoto o Repórter Interativo, as 12hs 30min desta quarta-feira, 27/03. NÃO PERCA.

Confira Mais Notícias