Fiscais em greve no Indea emitem nota
CUIABÁ - O Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal-SINFA/MT informa aos produtores rurais que embora tenha deflagrado greve às 16:30 horas do dia 06/06/16 foram mantidos os serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Vale lembrar, que são consideradas necessidades inadiáveis da comunidade, aquelas que quando não atendidas, colocam em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população. Sendo assim, relacionamos os serviços essenciais do INDEA-MT que foram mantidos pelo SINFA/MT durante o período de paralisação:
1- Atividades que envolvam as barreiras sanitárias internacionais;
2- Atividades ligadas aos postos fiscais;
3- Atendimento aos eventos agropecuários solicitados e autorizados até a data de 03/06/2016, no que tange a recepção, fiscalização e desdobramento das GTA’s;
4- Atividades técnicas com ordem de serviço já emitidas anteriormente a 03/06/2016;
5- Recebimento de notificação de suspeita de ocorrência de praga e doença em animal e/ou vegetal pelos Gerentes Regionais;
6- Atendimento às notificações de suspeitas de ocorrência de pragas e doenças em animais e/ou vegetais.
Embora, durante o período de greve os serviços de vigilância agropecuária executados pelo INDEA-MT estejam restritos ao essencial, solicitamos aos produtores rurais que continuem a executar as ações que visam promover a sanidade animal e saúde vegetal que também são de responsabilidade dos agropecuaristas.
Lembramos que medidas de vigilância epidemiológica pertinentes aos proprietários de animais como a realização de vacinações obrigatórias, realização de exames e provas diagnósticas e o controle de trânsito dos animais devem ser mantidas.
É imperioso lembrar que o controle do trânsito de animais exercido através da Guia de Trânsito Animal-GTA tem como objetivo reduzir as oportunidades de propagação de doenças transmissíveis aos rebanhos. Que a movimentação de bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, eqüídeos e aves, no território do Estado de mato Grosso somente será permitida mediante a apresentação da correspondente GTA. Sendo que os transportadores de animais são obrigados a apresentar esta documentação zoossanitária nas barreiras sanitárias e barreiras volantes, sempre que solicitada pela autoridade competente.
Portanto, convocamos a classe agropecuária do Estado de Mato Grosso, embora a greve da categoria dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal, a manter o compromisso de salvaguardar a saúde dos rebanhos e a sanidade dos vegetais, mediante a garantia das atribuições pertinentes a classe produtora.