Produtores rurais já podem solicitar importação do benzoato de amamectina

Helicoverpa armigeraCUIABÁ - Os produtores rurais do Estado de Mato Grosso que desejarem utilizar agrotóxicos que tenham como ingrediente ativo o "Benzoato de Emamectina" já podem solicitar a Autorização do Uso Emergencial junto a uma Unidade Local do INDEA/MT do município onde está localizada a lavoura.
Uma decisão proferida em maio deste ano pela juíza Federal Vanessa Curti Perenha Gasgues, proibiu a manipulação, a produção, a pesquisa, a experimentação, o transporte, o armazenamento, a comercialização e a utilização do Benzoato de Emamectina em território mato-grossense, acatando uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal, que é contra a utilização desses agrotóxicos no Estado de Mato Grosso, inclusive com determinação para apreensão dos produtos que ainda estavam em estoque em propriedades rurais. Após recurso de apelação contra essa decisão, o Desembargador Federal Jirair Aram Meguerian do Tribunal Regional Federal, suspendeu a decisão anterior. Desta forma, todos os produtores rurais que tiverem interesse já podem protocolar novos pedidos de Habilitação e Autorização do Uso Emergencial.
O agrônomo Edson Ramos, do INDEA/MT, orienta os produtores para que façam o pedido de Habilitação para apenas uma aplicação desses produtos nas lavouras, caso haja necessidade de nova aplicação poderá ser solicitado novamente. Ele lembra que o período de emergência fitossanitária declarada em função da praga Helicoverpa armígera vai até o dia 15 de janeiro de 2017, conforme Portaria nº 09 de 12 de janeiro de 2016 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), e que, se porventura esse período não for prorrogado, esses produtos serão recolhidos pelo fabricante/importador.

Confira Mais Notícias