Campeonato de Bocha em Água Boa com 40 Participantes
Na última Quarta-feira, 20 de agosto, a sede do CTG de Água Boa se tornou o cenário para um evento importante no calendário esportivo local:
o sorteio dos grupos do campeonato de bocha.
Com a presença de 40 atletas inscritos, a competição promete movimentar a cidade nas próximas semanas.
O sorteio dividiu as 20 duplas participantes em quatro chaves, com cinco duplas em cada.
A primeira fase do torneio será disputada no sistema de turno único, onde cada dupla enfrentará as outras quatro de sua chave.
As duas melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte, garantindo que apenas os mais consistentes continuem na disputa pelo título.
A competição tem data marcada para começar na próxima segunda-feira, dia 25 de agosto, às 19h.
Todos os jogos acontecerão na sede do CTG.
Qual a sua dupla favorita para levar o título?
A bocha é um esporte com uma história milenar, remontando a tempos muito antigos. Embora a sua origem exata seja incerta, a maioria dos historiadores concorda que ela surgiu de jogos praticados em civilizações antigas, como a egípcia e a grega, por volta de 3.000 a.C.
Inicialmente, esses jogos eram simples passatempos onde as pessoas rolavam pedras redondas ou outros objetos esféricos em terrenos acidentados, com o objetivo de aproximá-los de um alvo.
A bocha chegou ao Brasil no final do século XIX e início do século XX, trazida pelos imigrantes italianos que vieram para a América do Sul. Para eles, o jogo era mais do que um esporte: era uma forma de preservar a cultura e as tradições de sua terra natal, além de ser uma maneira de se socializar e criar laços com as novas comunidades.
Com o tempo, a bocha se popularizou em diversas regiões do país, especialmente nas comunidades com forte presença de descendentes de italianos, como no Sul e Sudeste do Brasil.
Fonte: Clebson Fernandes