Featured

Sind. dos Trabalhadores de RC realiza mobilização por conta de multas e embargos da SEMA e IBAMA; Interativa procurou órgãos mas não obteve retorno

IMG 6256RIBEIRÃO CASCALHEIRA - O Sindicato dos Trabalhadores de Ribeirão Cascalheira, realizará mobilização neste sábado (18) na BR-080, sentido Vila Berrante.

Segundo documento enviado à Interativa, o Sindicato diz que a mobilização tem o escopo de reunir os assentados e demais moradores da região para discutir sobre as multas e embargos ambientais lavrados pela SEMA-MT e IBAMA, em razão da ausência da homologação da reserva coletiva, junto aos órgãos ambientais.
O ofício é assinado pelo Presidente do Sindicato, Aldemar Moura Gomes.
O Notícias Interativa, procurou o IBAMA e a SEMA-MT, e até o momento, não responderam nossas solicitações. 
Recentemente o Governo de Mato Grosso começou um série de ações integradas de combate a crimes ambientais que ocorrerão durante a "Operação Amazônia".
O objetivo é fiscalizar e atuar áreas de desmatamento ilegal identificadas por imagens de satélite de alta resolução. Além disso, quase 200 profissionais estarão em campo na primeira etapa dos trabalhos.
A Força Nacional e várias entidades fiscalizadoras governamentais, estiveram na região, inclusive em Ribeirão Cascalheira. Segundo o Estado, cerca de 33 equipes atuarão em 66 veículos, prioritariamente nos municípios que mais desmatam ilegalmente em Mato Grosso - o que representa 50% do corte raso de vegetação no ano de 2022.
O Governo de Mato Grosso começou um série de ações integradas de combate a crimes ambientais que ocorrerão durante a "Operação Amazônia".
O objetivo é fiscalizar e atuar áreas de desmatamento ilegal identificadas por imagens de satélite de alta resolução. Além disso, quase 200 profissionais estarão em campo na primeira etapa dos trabalhos.
Segundo o Estado, cerca de 33 equipes atuarão em 66 veículos, prioritariamente nos municípios que mais desmatam ilegalmente em Mato Grosso - o que representa 50% do corte raso de vegetação no ano de 2022. Em Cocalinho, a 765 km de Cuiabá, o município que teve a maior concentração de áreas desmatadas no estado, toda a área desmatada do bioma (86 km²) foi ilegal.
Ribeirão Cascalheira (51,5 km²) e Paranatinga (55,8 km²), municípios que estão em 2º e 3º lugar no ranking do desmatamento, a ilegalidade foi de 94% e 60%, respectivamente.
Segundo nota oficial da SEMA, na primeira semana da Operação Amazônia, R$ 3,5 milhões em multas por desmatamento ilegal, foram aplicadas no Estado.
IMG 6257O Notícias Interativa, também procurou há alguns dias o IBAMA, a Força Nacional, a SEMA, a SESP-MT, e a única instituição que respondeu em 13/MAR, foi a SEMA-MT, que afirmou que, as informações a respeito de áreas que são destino de operações ambientais, são sigilosas, para a efetividade da ação governamental, e só serão noticiadas, após o término da operação.

Confira Mais Notícias