Fornecimento de energia elétrica em Querência: Energisa responde Notícias Interativa
QUERÊNCIA – Devido reclamações sobre o fornecimento na energia elétrica no município e as diversas quedas e oscilações, o Notícias Interativa efetuou contato com a concessionária Energisa.
Iniciando a resposta da nossa solicitação a empresa disse:
1) O sistema de transmissão que supre a subestação de Querência foi afetado por descargas atmosféricas. O que ocasionou algumas oscilações na tensão na região citada. Quando o sistema de proteção elétrica detecta uma instabilidade temporária, um curto-circuito momentâneo, por exemplo, ocorre o desligamento do circuito afetado, protegendo o sistema de danos maiores, possibilitando o religamento do circuito e a restauração do fornecimento da energia.
2) Seria uma falta de estrutura ou equipamentos, em Querência, por parte da concessionária, que gera essas oscilações?
Resposta: Como citado anteriormente, as oscilações que ocorreram foram causadas por descargas atmosféricas, onde o sistema de proteção efetuou religamentos automáticos diminuindo os desligamentos permanentes.
3) Existe plano para melhorias em 2023 ainda, visando a melhora na qualidade da energia? Com fulcro nas oscilações relatadas?
Resposta: A Energisa Mato Grosso possui um plano de manutenção e vai seguir com o seu planejamento para região, a fim de manter os níveis de fornecimento de energia para a região de Querência.
Quanto as falhas transitórias que ocasionaram os afundamentos, as equipes especializadas foram direcionadas para uma inspeção preventiva ao longo do circuito, a fim de evitar novos religamentos automáticos.
Apesar de ter sido identificado uma interferência de descargas atmosféricas nos últimos dias, como está na resposta da última pergunta, equipes especializadas foram direcionadas para uma inspeção preventiva ao longo do circuito, a fim de evitar novos religamentos automáticos.