CDL reúne empresários e PM para discutir uso das bicicletas elétricas - veja vídeo
ÁGUA BOA – A CDL reuniu ontem empresários que comercializam bicicletas elétricas chamadas ciclomotores. Em pauta, os detalhes da legislação de trânsito que trata sobre esses meios de locomoção.
Participaram o vice-presidente da CDL, Ailton Porfirio dos Santos, e o tenente coronel Gyancarlos Cabelho da Polícia Militar. O oficial da PM informou que no segundo semestre, iniciarão as atividades da Escola de Trânsito em parceria com a prefeitura.
Nas escolas, as palestras via Proerd estão informando aos alunos que menores não podem transitar com bicicleta elétrica tipo ciclomotor. Esse equipamento usa acelerador e foi incluído pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito, entre os que exigem carteira de motorista do condutor.
Além disso, o ciclomotor não pode transitar sobre calçadas nem na ciclovia. A bicicleta elétrica com acelerador deve transitar na pista junto com motocicletas e veículos. Os usuários do ciclomotor devem também utilizar capacete igual aos motociclistas como equipamento obrigatório de segurança.
Quem não utiliza capacete incorre em multa de quase R$ 300,00 por ser equipamento obrigatório. A regularização das bicicletas elétricas com acelerador começará em novembro e terá prazo de dois anos junto ao Detran.
Ailton acredita que existem cerca de 3 mil bicicletas elétricas circulando na cidade. Segundo Gyancarlos, após o período de orientação, se menores insistirem em transitar em bicicleta elétrica, terão o equipamento apreendido, pois se trata de Lei Nacional.
Veja vídeo - Proibida a reprodução de todo ou parte do conteúdo desta página. Todos os direitos reservados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)