Cheiro de esgoto na Estação de Tratamento prossegue
ÁGUA BOA – Moradores voltaram a reclamar do mau cheiro causado pela estação de tratamento de esgoto localizada nos fundos do CISC no Bairro Operário. O odor intenso é um problema que a população da região enfrenta a anos e nunca foi solucionado.
O processo de tratamento de esgotos sanitários pode gerar mau cheiro devido aos métodos adotados e às condições operacionais. Conforme Helvécio Carvalho de Sena, químico doutor em engenharia sanitária e ambiental do departamento de planejamento e controle – TBP da Sabesp, normalmente, um sistema de coleta, transporte e tratamento de esgotos não gera odor em concentrações que possam afetar as pessoas.
“Porém, algumas condições, como o tempo em que o esgoto fica nas tubulações (tempo de detenção hidráulico - TDH) associado às temperaturas mais elevadas e à falta de oxigênio, estimulam o desenvolvimento de bactérias que reduzem os compostos que contenham enxofre, gerando o sulfeto de hidrogênio (H2S), substância que, na maior parte do tempo, causa o odor.
Mas há outras substâncias odoríferas também”, explica. Até mesmo quem trafega por volta de 100 metros da unidade de tratamento do esgoto pode sentir o forte cheiro. Segundo a Revista TAE - Tratamento de água e efluentes, A emissão de gases com mau cheiro vindo das Estações de Tratamento de Esgoto deve ser prevenida e tratada para não causar incômodos e afetar a saúde da população vizinha às instalações.
========================
PUBLICADO EM 2.013
ÁGUA BOA – Moradores seguem reclamando do mau cheiro nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto, na Av. Planalto, próximo ao CISC local.Ontem, o mau cheiro foi novamente constatado.
Segundo a denúncia, o mau cheiro e o vazamento de esgoto prosseguem, apesar das constantes denúncias. Outro problema que atormenta os moradores é o lixão existente nos fundos da Cooperensino. Segundo a denúncia, o local deveria apenas receber galhos de árvores e entulhos, mas recebe lixo doméstico, o que é ilegal.