Instituto prevê chuvas em Mato Grosso somente no final de outubro

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que Mato Grosso só terá chuvas intensas no final deste mês. De acordo com o Instituto, na Região Centro-Oeste as altas temperaturas e a baixa umidade do ar devem continuar por pelo menos mais sete dias. Existe a probabilidade que somente depois do dia 25 de outubro possa voltar a chover na região central do país.

No Brasil, enquanto alguns estados da região Sul estão sofrendo com as fortes chuvas, outros estados sofrem com altas temperaturas e a ausência de chuvas.  O responsável por esta variação climática é fenômeno El Ninõ, que este ano está mais intenso do que o normal.

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Essa mudança de temperatura provoca uma modificação da circulação geral da atmosfera. No Brasil, o fenômeno se caracteriza por chuvas mais intensas nas regiões Sul e Sudeste e tempo mais seco nas regiões Norte e Nordeste.

Como o El Niño está muito intenso, a região central do país também está sendo afetada. Normalmente, o fenômeno começa a aparecer em novembro, tendo seu pico em dezembro. Mas, este ano, desde o mês de maio o El Ninõ começou a provocar as anomalias das águas.
A previsão para os próximos dias é que as chuvas continuem fortes no Sul e que a seca continue nas regiões Centro Oeste, Norte e mais intensamente no Nordeste.
 
Fonte: MT Via Rádio

Confira Mais Notícias