Dia de Negócios da Expovale é hoje - veja detalhes
ÁGUA BOA – A programação da 28 Expovale começou hoje, quarta-feira, com o Dia de Negócios no Centro de Convenções do Parque de Exposições Antonio Tura. Presentes ao evento, o presidente da Comissão organizadora da Expovale, Pedro Resende, autoridades municipais, presidente da Aceab, Nelcindo Iappe, presidente do Sindicato Rural, Antonio Fernandes ‘Tunico’ de Mello, vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, representantes da Aprosoja e do agronegócio.
ÁGUA BOA – O presidente do Sindicato Rural apresentou essa manhã no Dia de Negócios da Expovale, um breve relato das potencialidades da microrregião. Antonio Fernandes ‘Tunico’ de Mello informou que o rebanho bovino da microrregião é de 2 milhões 144 mil e 900 cabeças de gado, cerca de 7,1% da produção de Mato Grosso. O abate nos últimos anos ficou em 364 mil cabeças, 6,7% do montante de MT.
O rebanho de equinos é de 24 mil cabeças, 8,4% do estado. Atualmente, a microrregião produz 34 milhões de litros de leite, apenas 5,6% da produção mato-grossense. Na região que tinha 127 mil moradores em 2.018, segundo o IBGE, tem 1.080.000 hectares.
A cultura da soja cresceu 318% nos últimos 10 anos, chegando a 3.548.678 toneladas, ou apenas 11% da produção de Mato Grosso. No milho, foram produzidas 1.417.400 toneladas (5,15% de MT), representando um incremento de 1.89% nos últimos 10 anos. O algodão já conta com produção de 8.856 toneladas (0,26%) da produção de Mato Grosso. ‘Tunico’ disse que atualmente, são ocupados com lavoura menos de 1 milhão de hectares num raio de até 200 quilômetros da cidade de Água Boa.
Porém, a lavoura pode ser ampliada para 2 milhões e 100 mil hectares, sem abertura de novas áreas. Com integração lavoura e pecuária, aumenta a área da lavoura sem diminuir o rebanho bovino.
Diminui a idade de abate e aumenta a quantidade de arrobas de carne produzidas por hectare. Seria uma segunda safra com rentabilidade para o agropecuarista. Diante desse quadro de aumento de área ocupada com lavoura e pecuária, aumentará a necessidade de modais de transporte rodoviário e ferroviário para o escoamento da produção. Daqui a pouco, a entrevista completa com ‘Tunico’ de Mello.
ÁGUA BOA – Ademir Hugo Zimmer, professor PHD em Integração lavoura e pecuária palestrou esta manhã para dezenas de agropecuaristas no centro de eventos do Parque de Exposições Antonio Tura. Dr. Zimmer falou da necessidade de investimento em tecnologia na agricultura e pecuária como forma de agregar renda e emprego. O técnico da Embrapa ressaltou que algumas propriedades ainda estão permitindo a presença de gado em número superior ao que realmente comporta o pasto, e por isso, a rentabilidade cai. Ele afirmou que se o pecuarista reduzir o número de animais por área, terá mais rentabilidade e preservará melhor as pastagens. Daqui a pouco, entrevista com Dr. Ademir Zimmer.
ÁGUA BOA – O vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, fez um duro discurso esta manhã na abertura do Dia de Negócios da Expovale. Ele criticou as ações do governo do Estado em criar o Fethab 2, penalizando a classe agrícola, sem dar o devido retorno para quem contribui com o crescimento do Estado. Afirmou que a tabela de frete e o licenciamento ambiental são entraves para o progresso e o desenvolvimento no país. Afirmou que é preciso mudar a cultura brasileira, informando a população qual é o custo Brasil e quem está bancando a gigantesca arrecadação tributária brasileira. Ele conclamou aos vereadores e prefeitos do Araguaia que passem a defender o agronegócio, sustentáculo do desenvolvimento de Mato Grosso. Daqui a pouco, a entrevista com Marcos da Rosa no bloco de reportagens.
Agora ao meio-dia, todos participarão de almoço no parque.
VEJA FOTOS