Ação Interministerial beneficia aldeias dos povos xavantes
CAMPINÁPOLIS - Uma Ação Interministerial de emergência em saúde pública pra combater o coronavírus está em andamento entre os povos xavantes de Campinápolis.
A ação será realizada em 03 fases, com início dos atendimentos em 28/07 e encerramento em 16/08. É uma etapa do projeto iniciado pelo governo federal no mês de maio, com ações já realizadas em outros estados.
A primeira etapa em Mato Grosso, ocorrerá nas áreas atendidas pelo DSEI Xavante – SESAI/MS e a estrutura logística, técnica e de apoio administrativo dos Ministérios envolvidos, contará na região, com o apoio do 58º Batalhão de Infantaria Motorizado, do DSEI Xavante e parceria em algumas ações com a UFMT, o Município de Campinápolis (melhoria nas estradas, áreas de pouso, disponibilização de profissionais para limpeza e cozinha e apoio logístico), Barra do Garças (cedeu 03 macas) e Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso/ERSBG-SES/MT.
Os atendimentos médicos serão realizados por uma equipe formada por 10 Clínicos Gerais, 01 Infectologista, 02 Pediatras e 02 Ginecologista/Obstetras, que terão o suporte de 03 Enfermeiros e 06 Técnicos em Enfermagem, todos das forças armadas e também contarão com os profissionais de saúde e administrativos do DSEI Xavante que já estão nas aldeias atuando na organização da estrutura a ser disponibilizada.
Serão realizados mais de 12 mil procedimentos, entre triagem e atendimentos, bem como testes rápidos, conforme protocolo do Ministério da Saúde, e também a distribuição de álcool em gel 70% e kits de higiene para a população Xavante, para apoiar no combate a COVID-19. (Ascom)