Ernando Cardoso e Anísio Junqueira Neto debatem em live as demandas da região do Vale do Araguaia
O canal Tattersal, parceiro da Expedição Araguaia Xingu realizou na última quinta-feira, dia 26 de maio, uma live com a participação do empresário agroindustrial e agropecuarista Ernando Cardoso, diretor do Grupo 7Sete e do produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Anisio Vilela Junqueira Neto, o Netão.
Durante a live, os dois importantes líderes do setor do agronegócio da região do Vale do Araguaia, considerada uma das mais importantes fronteiras agrícolas do Brasil, voltaram a falar sobre os entraves para a produção e o desenvolvimento da região, indo desde a falta de infraestrutura até a representatividade política.
Para Ernando Cardoso, os principais desafios no Vale do Araguaia são sanar as demandas de infraestrutura, principalmente das estradas não pavimentadas, ele voltou a lembrar que o Araguaia hoje a terceira região que mais produz alimento no estado de Mato Grosso, mas que a falta de infraestrutura não é um problema só da região.
“Todo Brasil precisa de modernizar, enfrentamos situações onde está tudo sucateado, tem coisas paradas há 20 anos, o poder público precisa acompanhar o crescimento do setor privado, porque se não houver investimento trava tudo, e sem isso não existe desenvolvimento”.
Ernando Cardoso também reforçou que o desenvolvimento do Araguaia, precisa superar outros fatores que travam as ações, segundo ele a logística é o primeiro grande gargalo, mas o desenvolvimento econômico passa por todas classes sociais de pessoas que vivem aqui no Araguaia que não estão inseridas nesse processo econômico, então é preciso melhorar esta questão cultural.
“Precisamos fazer um trabalho junto a todos os produtores e setores, sejam eles pequenos ou grandes, nos assentamentos, no comércio, ou seja até pessoas que estão na informalidade, todos eles entram nas partes do processo econômico do nosso Vale do Araguaia, então precisamos avançar juntos” afirmou Cardoso. Ernando lembrou que hoje as propriedades da porteira para dentro mantêm suas estradas com qualidade, usando maquinário de última geração, investindo e produzindo, só que quando você sai com esta produção para fora da porteira, não tem o investimento necessário na mesma altura por parte do poder público, temos condições de produzir muito mais alimentos, mas precisamos desta parceria com o governo.
Anisio Vilela Junqueira Neto, o Netão reforçou a fala de Cardoso, e disse que o custo de produção está muito caro, ele ressaltou que o produtor faz a sua parte da porteira para dentro, mas que o nosso grande problema é que quando chega na hora da gente sair por ter a porteira pra fora. “Quando você precisa do governo, aí ficamos sem rumo, pois perdemos parte da produção nas nossas estradas que vivem em estado precário, e ainda tem outras deficiências, ai você perde a soja, o milho e parte do lucro, ele lembrou como exemplo a BR 158 , quando conseguimos sair de Mato Grosso, entramos no Pará e a
rodovia segue deficitária com péssimas condições de tráfego" disse Netão. Netão também reforçou-a fala de Ernando dizendo que a população precisa ter consciência sobre a questão das políticas públicas e saber escolher seus representantes, a infraestrutura por primeiro em especial, mas sem esquecer da educação e da saúde, porque sem estes três pilares, o mundo não vai a lugar nenhum, “Eu estou aqui há 45 anos, nesses 45 anos que eu estou aqui eu vim para cá em 1977 junto com meu pai, e já tinha uma promessa aqui na região que a BR 158 já seria asfaltada e até hoje ela não foi concluída!” finalizou ele.
Clique no link e assista aqui a entrevista completa:
https://www.facebook.com/watch/?v=561210942057228&ref=sharing