Featured

Pecuarista colhe manga de 1,5 quilo produzida em Estância da Chapada

Produto foi registrado no Instituto de Pesos e Medidas do Estado | Foto: DivulgaçãoCUIABÁ - O pecuarista Cecílio Marinho Gallo, servidor da Câmara de Cuiabá há mais de 25 anos, chamou a atenção ao cultivar a maior manga já produzida em Mato Grosso: ela pesou 1,5 quilos. A fruta pesa quase três vezes mais do que as tradicionais encontradas normalmente. Cecílio registrou a manga no Instituto de Pesos e Medidas do Estado, o IPEM.

A manga foi cultivada em sua estância localizada na Rodovia Emanuel Pinheiro que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. "As mangueiras são uma herança de famílias. Meu pai adquiriu esta Estância há mais de 60 anos. Isso aqui é uma relíquia pra mim", disse o servidor.

Esta qualidade de manga se chama Kaiti, foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1979. O peso médio deste tipo varia de 550 a 740 gramas. Ela chegou ao Brasil em 1960 e se tornou uma das preferidas entre os produtos. Isto porque, quando se trata de polpa, os frutos são 70% comestíveis. Além disso, aguentam mais tempo nas prateleiras do mercado.

A fruta é rica em vitaminas e mineiras, mas só ganha das outras no tamanho, pois tem o mesmo valor nutritivo.

Fonte: 24 Horas News

Confira Mais Notícias