Juiz eleitoral dá instruções sobre as eleições
ÁGUA BOA – Participa hoje do Repórter Interativo, o juiz da 30ª Zona Eleitoral. Anderson Gomes Junqueira vai trazer informações sobre a reta final para as eleições de domingo, 5 de outubro. Ele advertiu que a propaganda eleitoral no rádio e na televisão, os debates, comícios e reuniões públicas terminam nesta quinta-feira, 2 de outubro. As carreatas, caminhadas e distribuição da propaganda eleitoral poderão ser feitas até às 22hs de sábado, 4 de outubro. Após aquele período, todos os atos de campanha política serão proibidos, sob pena de se configurar em crime eleitoral de boca de urna. Junqueira afirmou que no dia da eleição é proibida a distribuição de santinhos ou panfletos políticos. O eleitor só pode carregar consigo a cola com os números dos candidatos em que irá votar.
O juiz eleitoral também adiantou que vai fazer vigorar a Lei Seca durante o dia das eleições. Será proibida a venda de bebidas alcoólicas por estabelecimentos comerciais. O consumo só será permitido nas residências. As aglomerações devem ser evitadas no dia do pleito. O magistrado também alertou para a prática proibida e danosa de distribuição de santinhos no final de semana das eleições, o que só deixa a cidade cheia de lixo. O juiz já solicitou que as coligações encaminhem o restante do material político ao Cartório Eleitoral ainda no sábado. Anderson Junqueira afirmou que candidato que joga santinho no chão não merece voto dos eleitores. Ele conscientizou ainda a população para evitar a compra e venda de votos, por se tratar de crime eleitoral. Também é proibido o transporte e alimentação de eleitores por parte dos candidatos ou cabos eleitorais. A promotora de justiça Clarissa Cubis de Lima Canan vai acompanhar as eleições no domingo em Nova Nazaré.
Já o juiz Douglas Bernardes Romão estará em Cocalinho para fiscalizar o pleito, que usará o cadastramento biométrico ou impressão digital para identificação dos eleitores. O titular da 30ª Zona eleitoral informou que a Polícia Federal vai deslocar um efetivo para ajudar na fiscalização do pleito, além do trabalho costumeiro das polícias Civil e Militar. As seções eleitorais no domingo, obedecerão ao horário Mato Grosso, das 8hs às 17hs, pelo horário de Brasília, das 9hs às 18hs. Ele espera que a apuração das eleições ocorra em um prazo menor do que duas horas. O juiz eleitoral reafirmou a confiança no uso da urna eletrônica que nunca teve quebrado seu sigilo. Daqui a pouco, a entrevista com o juiz eleitoral, Anderson Junqueira, às 12hs 50 min, no REPÓRTER INTERATIVO.