Polícia Civil realiza panfletagem no Dia da Mulher
ÁGUA BOA - A Polícia Judiciária Civil de Água Boa realizou uma panfletagem na manhã desta terça-feira (08), data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Na ação com intuito educativo os agentes da PJC distribuiram panfletos com dizeres 'EM BRIGA DE MARIDO E MULHER A POLÍCIA CIVIL METE A COLHER'. A ação aconteceu na Avenida Araguaia, esquina com Avenida Júlio Campos.
Prevenir e atuar contra situações de violência doméstica é o objetivo da Polícia Civil de Água Boa, que busca a construção de relacionamentos familiares harmoniosos. A violência doméstica tem sérias consequências para a saúde física e mental. Mulheres que sofrem abuso tornam-se mais aptas a sofrerem de depressão, ansiedade, sintomas psicossomáticos, problemas de alimentação e traumas sexuais. E na maioria das vezes, o agressor é o homem com o qual elas mantêm - ou mantiveram - um "relacionamento amoroso". Para combater esse mal é preciso trazê-lo a público, examiná-lo e dar a solução necessária. Os cidadãos em geral devem se tornar parte dessa solução e o primeiro passo é a prevenção.
Tipos de violência doméstica:
Física - empurrão, rasteira, mordida, tapa, soco, torção, corte, queimadura, golpes com objetos.
Sexual - qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada.
Moral - conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
Patrimonial - quebrar móveis e eletrodomésticos, atirar objetos pela janela, rasgar roupas e documentos, ferir ou matar animais de estimação.
Psicológica - agressões verbais, ameaça, constrangimento, comparações, ironia, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo á saúde psicológica e à autoderminação.
O Ligue 180 foi criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em 2005, para servir de canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita). Ele é a porta principal de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha, e base de dados privilegiada para a formulação das políticas do governo federal nessa área.
A Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Água Boa também disponibiliza o 197 para mulheres que estejam sofrendo qualquer tipo de violência doméstica para que seja feita a denúncia, e parabeniza à todas as mulheres de Água Boa por seu dia.