Faltam tornozeleiras e presos são liberados para as ruas

CUIABÁ - Detentos ganharam a liberdade na última segunda-feira, 06/06, sem o uso da tornozeleira eletrônica, devido a falta do equipamento. Os 15 detentos ganharam progressão de regime semiaberto, após participarem de uma audiência admonitória, com o juiz da Vara de Execuções Penai, Geraldo Fidelis, na capital.

Segundo a assessoria do sistema judiciário os reeducandos ficarão sem o monitoramento eletrônico até a próxima segunda-feira, 13. Quando então devem retornar ao Fórum de Cuiabá para que seja colocado o equipamento. Se até o equipamento ainda estiver em falta, o juiz deverá expedir mandado de prisão em desfavor dos detentos.

O Juiz explica que os detentos só poderiam deixar as unidades prisionais, após a realização das audiências e ouso das tornozeleiras, no entanto na situação acabou sendo obrigado a deixar os presos cumprirem a progressão de regime fora dos presídios, mesmo que sem o monitoramento eletrônico, porque diz que o problema é do Estado.

Fidelis diz que a medida de se usar tornozeleira eletrônica é em virtude do Estado não ter uma colônia penal agrícola para que os detentos do semiaberto cumpram a pena nesse local. “A necessidade da progressão de regime, além da existência de várias pessoas iniciando o cumprimento no semiaberto”, argumentou.

NOTA DO EDITOR: Infelizmente, por falta de investimentos do governo, a situação só tende a piorar.

Confira Mais Notícias