Peixes desaparecem no rio Culuene

CANARANA – Uma importante reunião para discutir medidas sobre a diminuição dos peixes nos rios de Canarana, principalmente o Culuene, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23, no plenário da Câmara Municipal.

Os donos de pousadas foram categóricos ao afirmar que os peixes estão desaparecendo por conta da pesca predatória. Eles dizem que em poucos anos, os turistas não virão mais para a região. Participaram da reunião donos de pousadas, empresários de caça e pesca, piscicultores, produtores rurais, representantes de ONGs e da Funai, lideranças indígenas, o prefeito Fábio Faria, o presidente da Câmara, vereador Soni Porsch.

Donos de pousadas afirmam que na última temporada de pesca, trabalharam com a capacidade lotada, mas foi o pior ano de pesca. Segundo ele, metade dos turistas não voltarão na próxima temporada por falta de peixe. Outro problema rio Culuene foi a quantidade de pindas e espinhéis, o que os impede de pescar por outros meios.

Proprietários de lojas de caça e pesca informam que o peixe já acabou no rio Araguaia, mas a pesca predatória no Rio Culuene também dará o mesmo destino a este rio de Canarana. Todos afirmaram que falta fiscalização por parte dos ficais da Sema no rio Culuene. Segundo os participantes da reunião, a pesca predatória é praticada por muitos pescadores de Barra do Garças, que não proporcionam lucro algum para o comércio de Canarana.

Um produtor rural citou que se a pesca predatória prosseguir nesse ritmo, em poucos anos faltará peixe até para os indígenas do Parque do Xingu.

Confira Mais Notícias