Estiagem e um velho problema: incêndios em terras indígenas
ÁGUA BOA – Produtores rurais que fazem divisa com terras indígenas já estão preocupados com o início da estiagem e os preparativos que são necessários para evitarem futuros incêndios florestais.
Alguns produtores procuraram a reportagem da Rádio Interativa para alertar que essa é a época ideal para se construir aceiros nas divisas com terras indígenas. Assim, se um incêndio florestal irromper no interior das terras indígenas, dificilmente atingirá as propriedades rurais.
Os produtores falaram que nas terras indígenas de Nova Nazaré, Campinápolis e Ribeirão Cascalheira, são comuns os incêndios florestais, inclusive como prática para caça.
Dentro de 60 dias, deve começar o período mais crítico da estiagem, porém, se aceiros forem construídos agora, isso pode ajudar a controlar as queimadas.
Um produtor rural falou que o ideal era que as autoridaddes federais permitissem a abertura de aceiros no interior das reservas indígenas. "Essa seria medida mais eficaz para combater os incêndios".
O SINDICATO RURAL de Água Boa fez denúncia ao Ministério Público Federal no ano passado. Os produtores querem que as autoridades apontem quem são os responsáveis pelos incendios em terras indígenas, já que algumas vezes, a culpa é jogada em cima de produtores.
"Fomos ouvidos em início de fevereiro desse ano, e em março, teve um pedido de informações por parte do MPF", disse o presidente do Sindicato, Antonio Fernandes "tunico' de Mello. Até o momento não há retorno do assunto.