Umidade relativa do ar estará baixa nas próximas semanas
ÁGUA BOA – A umidade relativa do ar está abaixo dos 30% na região. Tudo por conta da forte massa de ar quente e seco que atinge o Brasil central.
Nos próximos dias a umidade relativa do ar pode chegar aos 10%, comparando a clima desértico.
Por isso, as pessoas devem se hidratar constantemente e evitar atividades físicas entre 11h e 16h.
Além disso, quem trabalha ao ar livre precisa usar protetor solar eficiente. As temperaturas costumam chegar aos 41 graus na região nessa época.
Recentes previsões dos meteorologistas indicam que as temperaturas podem ser até dois graus acima da média nesse ano.
As previsões mais otimistas indicam o retorno das chuvas somente em setembro. (Inácio Roberto)
Umidade do ar
A umidade relativa (UR) é a relação entre a pressão parcial da água contida no ar e a pressão de vapor da água tomada à temperatura do ar. Em outras palavras, a umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação).
Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões). Normalmente toma-se essa relação em porcentagem, multiplicando a relação entre a pressão parcial da água e a pressão de vapor da água por 100, portanto, o valor da UR varia entre 0 e 100% para condições até a saturação de acordo com a temperatura.
Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera. Quando certo material é exposto a umidade, ele perde ou ganha água para ajustar sua própria umidade a uma condição de equilíbrio com o ambiente.
Isso ocorre quando a pressão de vapor da superfície do material se iguala a pressão de vapor de água do ar que o envolve. Assim, quando se diz que a umidade relativa do ar está em 100%, implica dizer que o ar, na temperatura em que se encontra, está saturado com água, não sendo mais capaz de absorver este elemento. A umidade relativa também é um dado importante quando se deseja resfriar um ar, por exemplo, utilizando condicionadores de ar portáteis. Quanto menos saturado o ar estiver, mais estes equipamentos têm potencial para resfriar o ar. (wikipedia)