Plano Estadual de Desenvolvimento Regional - Querência e Água Boa
CUIABÁ – O Governo do Estado, Ministério da Integração Nacional e a Universidade Federal de Mato Grosso deram início ao processo de criação do ‘Plano Estadual de Desenvolvimento Regional’. No encontro com os prefeitos de Mato Grosso, o governador Pedro Taques, o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Chumbinho, e a reitora da UFMT, Maria Lúcia Neder, assinaram o Termo de Acordo de Cooperação Técnica no valor de R$ 500 mil.
Permite a realização de levantamentos para diagnosticar as potencialidades e necessidades socioeconômicas das quatro regiões de Mato Grosso. No documento ficou firmado que equipes da UFMT visitarão os municípios que integram os consórcios intermunicipais. Os técnicos identificarão as características sociais, ambientais, econômicas e territorial. Com base nessas informações, surgirá o Plano Estadual, para a adoção de políticas públicas regionalizadas.
A informação é do secretário do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura. O levantamento também será feito no Médio Araguaia, nas cidades de Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira.