Leucemia é tipo de câncer mais frequente entre crianças

O dia 15 de fevereiro, é o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil. Só no Brasil são diagnosticados em torno de 12 novos mil casos de câncer infantil por ano. De acordo com a pediatra e patologista Natasha Slhessarenko, especialista credenciada ao Mato Grosso Saúde pela Clínica Vida, o mais frequente deles é a leucemia.
“Em seguida temos o câncer de sistema nervoso central, linfomas e os tumores sólidos, dentre eles neuroblastoma, os sarcomas e o tumor de Wilms que é o tumor de rim”, informa a médica.
O câncer infantil, detalha Natasha, tem características bem peculiares em relação à criança quando comparada aos adultos, principalmente porque eles têm altíssimas chances de cura quando diagnosticado precocemente e eles se multiplicam também muito rápido, a proliferação do tumor na criança costuma ser mais rápida.
“Então, por isso é muito importante as visitas frequentes ao pediatra, não só quando a criança está doente, mas que a mãe a leve para consulta pelo menos uma ou duas vezes no ano para acompanhar peso, estatura, cartão de vacina, a alimentação, a higiene”, pontua.
Assim, a partir do momento que se faz um exame o pediatra pode identificar alguma coisa que não está dentro dos conformes, investigar e fazer o diagnóstico precoce, que é imprescindível.
“A grande questão de atuar sobre o câncer é exatamente o diagnóstico precoce para que a chance de cura seja grande e cada vez maior", alerta a especialista.
No câncer infantil as células que sofrem a mutação no material genético não conseguem amadurecer como deveriam e permanecem com as características semelhantes da célula embrionária, multiplicando-se de forma rápida e desordenada. Por isso, a proliferação do tumor é mais rápida na faixa etária infantil.
Por outro lado, responde melhor à quimioterapia, com chances de cura de 80%, de acordo com o INCA.
(Ascom)

Confira Mais Notícias