Equipe da Saúde realiza mutirão para análise de pele e diagnóstico de hanseníase

ÁGUA BOA - Neste sábado (15), uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão de análise de pele na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Vila Nova, atendendo 45 pacientes. O mutirão faz parte das ações do poder público de prevenção e combate à doença, e diagnosticou 8 casos positivos para hanseníase.

Os pacientes diagnosticados com a doença foram encaminhados para o tratamento, disponível gratuitamente na rede municipal, através do SUS. Outros problemas de pele também receberam encaminhamento para dar seguimento ao tratamento adequado.

Participaram da ação a Médica Dermatologista Flávia Farjado, os Médicos Antônio de Castro e Diego Shaolin, as Enfermeiras Cleuzeni Padilha e Michele Quintana, o Enfermeiro Luiz Fernando, as Fisioterapeutas Deotilde Friedrich e Fabiola Polidorio, a Técnica em Enfermagem Renata Paniago e as Agentes Comunitárias de Saúde Maria Sônia e Patrícia Aparecida. A Educadora Física Cyntia de Amorim também esteve presente realizando exame de bioimpedância.

Quanto mais cedo for o diagnóstico da hanseníase melhor, isso porque o tratamento cura a doença, interrompe a transmissão e previne as sequelas.

Mas atenção, é fundamental que o paciente siga o tratamento com disciplina para que se cure de forma definitiva. Os medicamentos são fornecidos pela Atenção Básica.

Os principais sinais/sintomas são o aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, perda de sensibilidade, ressecamento da pele e falta de suor. Se possui algum sinal ou sintoma, procure sua unidade de saúde. (Ascom)

Confira Mais Notícias