Featured

Alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Mato Grosso acende alerta: população deve se vacinar com urgência

QUERÊNCIA – A Secretaria Municipal de Saúde de Querência recebeu um comunicado oficial da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso com alerta máximo sobre o aumento preocupante de casos e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. A doença, que compromete seriamente os pulmões e pode levar à insuficiência respiratória, tem feito vítimas principalmente entre crianças e idosos.

Segundo o levantamento do CIEVS-MT (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), 130 mortes por SRAG foram confirmadas em 2025, sendo 88% delas em pessoas que não haviam se vacinado contra a gripe. O pico de incidência ocorreu na semana 19 do ano epidemiológico, com 6,15 casos por 100 mil habitantes.

O vírus Influenza A foi o principal responsável pelos óbitos, seguido pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que tem impactado principalmente crianças de 6 meses a menores de 6 anos, levando ao aumento da ocupação de leitos pediátricos nos hospitais públicos.

Outro dado alarmante é que pacientes com Raio-X de tórax aparentemente normal apresentaram risco 3 vezes maior de morrer, demonstrando que exames sem alterações visíveis não excluem quadros graves.

Além disso, pessoas que não fizeram o teste de COVID-19 ou demoraram para iniciar o tratamento com antiviral Oseltamivir tiveram maior chance de evoluir para óbito. O risco subiu em 2,21 vezes sem testagem e 1,58 vez sem o antiviral prescrito nas primeiras 48 horas.

A situação é ainda mais crítica entre idosos: 78% das mortes registradas em maio ocorreram em pessoas com mais de 60 anos. Moradores da zona rural e homens pardos também apresentaram maior vulnerabilidade, segundo o comunicado estadual, apontando desigualdades no acesso aos serviços de saúde.

Recomendações da Secretaria Municipal de Saúde de Querência:

  • Vacine-se contra a gripe nas Unidades de Saúde;
  • Evite contato com pessoas doentes;
  • Lave as mãos com frequência com água e sabão ou álcool 70%;
  • Use máscara em ambientes fechados;
  • Procure atendimento médico imediato ao apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar.

As vacinas são gratuitas e estão disponíveis para todos os grupos prioritários.

Confira Mais Notícias