Tuberculose entre indígenas preocupa

CAMPINÁPOLIS – Os casos de tuberculose nas aldeias de Campinápolis estão preocupando as autoridades. No último ano, o aumento nos casos foi de 25%. Audiência do coordenador do DSEI Barra do Garças, Joel Góes com a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki discutiu o assunto. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2010 foram registrados apenas 3 casos da doença.

No ano seguinte, o número subiu para 28, e já em 2014 o índice foi para 44. No ano passado, foram registrados 176 casos de tuberculose entre os indígenas. A falta de estrutura do laboratório municipal e da aquisição dos insumos para diagnóstico são fatos que contribuem para esse aumento. De acordo com o coordenador Joel, a falta de capacitação dos funcionários também precisa ser levado em conta nesse processo.

No dia 7 de abril haverá uma videoconferência com todos os representantes dos órgãos envolvidos. No dia 19 de abril, quando será comemorado nacionalmente o Dia do Índio, ocorrerá uma Ação de Mobilização Social de Controle da Tuberculose no município de Campinápolis. A ação acontecerá devido à uma parceira do Ministério da Saúde, com o prefeito Jeovan Farias e demais órgãos.

Confira Mais Notícias