Casa cheia na palestra sobre boas práticas de manipulação de alimentos
QUERÊNCIA - Na noite desta segunda-feira (21/01) aconteceu uma palestra sobre boas práticas de manipulação de alimentos, na Câmara Municipal de Querência. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Vigilância Sanitária e contou com a participação maciça de comerciantes e trabalhadores do comércio local que manuseiam alimentos nos estabelecimentos, além de pequenos produtores rurais, que justamente era o público alvo da palestra. Destaque também para a presença do Promotor de Justiça da Comarca de Querência, Dr. Edinaldo dos Santos Coelho, Secretária de Educação Lubiane Boer e Secretário de Agricultura Luiz Vezzaro.
Na ocasião, a nutricionista Jaqueline dos Santos e o Médico e Engenheiro Sanitarista Uender Cantuária de Souza falaram sobre as legislações mais abrangentes sobre as regras de manipulação de alimentos. Muito além das normas técnicas, foram dadas dicas de procedimento no dia-a-dia desse segmento de maneira simples e didática. O foco das palestras foram os cuidados na compra, manuseio e acondicionamento dos alimentos, atenção às informações e características dos alimentos e os riscos ]á saúde ao não se seguir esses cuidados.
A fiscal sanitária Terezinha Neckel explicou aos presentes sobre os trabalhos realizados pela Vigilância Sanitária no município, reforçando que, após feito esse trabalho educativo, a vigilância intensificará os trabalhos de fiscalização e, quando necessário, aplicará as punições cabíveis no rigor da legislação vigente.
O coordenador da vigilância sanitária em Querência, Valneis Bottin reforçou que a vigilância é parceira da comunidade, e que o único objetivo desse trabalho é garantir que a população querenciana tenha acesso alimentos de boa qualidade. Já a secretária municipal de saúde, Lubiane Boer reforçou que esse trabalho faz parte de uma ação preventiva, e quando se fala em saúde, prevenção é sempre o melhor caminho.
Ao término das palestras, notou-se que a opinião do público presente estava dividida: alguns apoiavam e concordavam com todas as falas e ações da vigilância, afirmando que os resultados só vêm quando "dói no bolso", enquanto outros discordavam, afirmando que o trabalho deveria ser realizado de forma diferente para não prejudicar o comerciante local. Os pequenos produtores também se manifestaram, afirmando que serão praticamente impossibilitados de promover o seu sustento, mediante as ações e exigências do órgão. Aos pequenos produtores, Bottin aconselhou que procurassem a secretaria de agricultura para que estes sejam devidamente instruídos a cerca de como devem proceder.
Ainda na palestra, o coordenador da Vigilância Sanitária disponibilizou o recém adquirido número para Disk Denúncia: (66) 98436-4020. O contato é também WhatsApp. Bottin pede que toda comunidade ajude a fiscalizar e, desta forma, garantir um alimento saudável para si e sua família.