ÁGUA BOA - A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, no 13° Comando Regional em Água Boa, comandado pelo senhor Coronel Márcio Tadeu da Silva Firme promoveu duas palestras na manhã de segunda-feira (07/03).
As palestras foram ministradas na Escola Municipal Vila Nova e também na Escola Municipal de Educação Infantil Gisselda Trentin.
Na Escola Municipal Vila Nova foram dadas orientações sobre a Hora Cívica nos períodos matutino e vespertino. Já na Escola Municipal de Educação Infantil Gisselda Trentin os alunos receberam orientações de segurança no trânsito e no dia a dia.
As palestras foram ministradas pelos Soldados da Polícia Militar Leopoldo e Bertol, comandados pelo Tenente Coronel José Carlos Rodrigues de Souza.
(Assessoria de Comunicação - 13º CRPM)
Martinho Tsire Edi Tsawewa tornou-se o primeiro professor indígena a receber o título de Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) após defender sua dissertação de mestrado esta semana. Martinho, que pertence à etnia Xavante, desenvolveu o trabalho ‘Educação Indígena procurando dialogar com a Educação Escolar Indígena: Rob’uiwedze e niha te rob’uiwe’, sob orientação na Linha de Pesquisa: Educação e Diversidade do doutor em Educação e professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/Unemat), Alceu Zoia.
O trabalho de Martinho Tsawewa foi desenvolvido na Aldeia Sangradouro, no município de General Carneiro, distante 442 km a Leste da capital Cuiabá, onde levantou informações sobre história, educação, prática cultural e diversidade étnica. Ele ainda considerou em seu estudo elementos como observação participante, entrevistas, visitação nas aldeias, histórias de vida, notas de campo e pesquisa bibliográfica.
De acordo com o pesquisador Martinho Tsawewa seu trabalho além de mostrar que o respeito aos valores pedagógicos, sociais, culturais, administrativos e econômicos dos povos indígenas é que formam uma Educação Escolar Indígena autêntica também mostra que o equilíbrio para a organização social dos indígenas no território nacional está ligado a unificação da Educação não Indígena com a Educação Escolar Indígena.
“Entre os objetivos desse estudo, está a compreensão das múltiplas funções da educação indígena e não indígena e seus reflexos na sociedade Xavante, buscando encontrar elementos que ajudem a conciliar o encontro dessas duas visões de mundo de modo que a interculturalidade possa trazer benefícios ao povo indígena contribuindo no entendimento da diversidade étnica e nas práticas culturais que constituem a sociedade indígena”, declarou Martinho Tsawewa.
PPGEdu/Unemat - Forma pesquisadores em nível de mestrado, desde 2010, capazes de analisar a realidade educacional a partir de estudos de fenômenos educativos que emergem dos contextos locais e/ou globais, relacionados às políticas educacionais, formação de professores, práticas educativas, movimentos sociais, relações étnico-raciais, indígenas e demais comunidades tradicionais, considerando aspectos econômicos, políticos, sociais e/ou culturais, cujos resultados possibilitem contribuições e intervenções no campo da Educação. (por Hemilia Maia)
ÁGUA BOA - A Associação Pestalozzi iniciou suas atividades no dia 27 de janeiro, no entanto visando sempre melhorar a qualidade de atendimento a seus alunos, promoveu palestra de motivação a seus profissionais nos dias 12 e 13 de janeiro com a Especialista em AEE - Atendimento Educacional Especializado - Psicopedagoga e também Especialista em Educação Especial Inclusiva, Viviane Inês Donadel. Também palestrou na capacitação aos profissionais da Pestalozzi a Mestre Gisella de Souza Almeida, de Goiânia.
Foram momentos enriquecedores para a equipe, que focou a questão de didática pedagógica e metodologia voltado para a Pessoa com Necessidades Especiais.
A Diretora Iraci Torquato ressalta a importância do profissional estar em constante ação, de acordo com o perfil de seu aluno, e que a principal ferramenta para o trabalho na educação especial é o profissional motivado e ciente de suas ações enquanto mediador das capacidades de seu aluno, pois embora o aluno apresente uma determinada deficiência, ele é capaz de compreensão e aprendizado, dependendo como isso lhe é oferecido e acompanhado. (Iraci Torquato)
CUIABÁ - As escolas públicas não podem solicitar lista de material escolar. Os materiais básicos ficam a critério dos pais ou responsáveis e não podem ser exigidos. Os livros são entregues gratuitamente aos alunos que têm a obrigação de conservá-los e devolvê-los no final do ano para que outros alunos os utilizem no ano seguinte.
Se os pais notarem abusos ou quaisquer exigências, podem comunicar a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), por meio da Ouvidoria pelos telefones 0800 647 1520/ 3613-6588 / 6430, pelo e-mail
A Ouvidoria da Seduc possui uma equipe que recebe a demanda e distribui para o setor responsável.
No caso de material escolar, a responsabilidade é da Superintendência de Gestão Escolar que verifica a denúncia para tomar as devidas providências. De acordo com a coordenadora de Legislação, Normas e Organização Escolar, Eunice José de Souza, a Lei 9.393 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prevê a gratuidade do ensino público. Ela explicou ainda que os repasses estaduais e federais, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), servem para suprir as necessidades das escolas e, entre outras coisas, manter o cumprimento da LDB. (Ascom)
ÁGUA BOA – Começaram as obras de construção da Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Universitário. O prédio com seis salas consumirá R$ 1,5 milhão, para abrigar até 180 alunos. As informações são do secretário de educação. Agnaldo Lansoni observou que o prédio poderá ser ampliado, dependendo da futura necessidade. Lansoni disse que a obra deve ser entregue em 180 dias, para posterior utilização pela prefeitura.
Já o prédio da Escola municipal do Setor Tropical está com 92% das obras realizadas. O secretário acredita que a obra será concluída nas próximas semanas, passando a servir a comunidade. Os alunos matriculados de 1ª a 5ª séries do Tropical passarão em seguida, a frequentar aulas nessa escola. O governo federal enviou R$ 950 mil com contrapartida de R$ 250 mil da prefeitura. O prédio conta com 6 salas de aula, salas administrativas, biblioteca, laboratório, cozinha, banheiros e pátio coberto.
ÁGUA BOA – As aulas na Escola Nova Esperança Pestalozzi começam nesta quinta-feira. Os alunos serão buscados em casa pelo transporte especial da Pestalozzi. A apresentação dos alunos será em dois turnos nesta quinta-feira, manhã e tarde.
ÁGUA BOA – O Colégio Jesus Maria José começa o ano letivo no dia primeiro de fevereiro, segunda-feira próxima. Já a Escola Cooperensino começa as aulas no dia dois de fevereiro. As Escolas Estaduais 09 de julho e Antonio Gröhs, iniciarão as atividades somente no dia 15 fevereiro. O ano letivo 2.016 nas escolas municipais também terá início no dia 15 de fevereiro.
ÁGUA BOA – A Secretaria Municipal de Educação está se preparando para dar um aumento de 11,36% no salário do magistério municipal. A declaração partiu do Secretário Municipal de Educação. Agnaldo Lansoni disse que o mmunicípi0o vai se adequar ao piso nacional da categoria. Projeto de lei neste sentido será enviado esta semana à Câmara de Vereadores. Assim que a matéria for aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, o reajuste será pago ao magistério.
O período de inscrição para o Programa Universidade Para Todos, o Prouni, começa no dia 19 de janeiro. Estudantes de baixa renda podem solicitar o benefício – que oferece bolsa de estudo integral ou parcial, para cursar o ensino superior em instituição de ensino privada.
Para isso, o aluno deve cumprir alguns requisitos, como: ter feito o Enem 2015; ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou bolsista integral em escola privada; não ter diploma de ensino superior e renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
O critério de renda, entretanto, não se aplica a professores da rede pública que desejam obter a bolsa para estudar em curso de licenciatura.
As inscrições começam um dia depois da divulgação do resultado do Sisu 2016, sistema de seleção unificada para instituições públicas. Em Mato Grosso são ofertadas mais de 8 mil vagas em 3 instituições públicas.
No Prouni, o prazo para inscrição se encerra no dia 22 de janeiro. A oferta de bolsas terá duas chamadas: a primeira será divulgada em 25 de janeiro e a segunda, no dia 12 de fevereiro.
Após essa etapa, o aluno deve procurar a instituição de ensino escolhida e comprovar as informações prestadas no siteprouni.mec.gov.br . Se não selecionado, pode indicar interesse em participar da lista de espera, no período entre 26 e 29 de fevereiro.
As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.
Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009. A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1° de janeiro de 2016.
O Brasil é o terceiro dos oito países que assinaram o tratado a tornar obrigatórias as mudanças, que já estão em vigor em Portugal e Cabo Verde. Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste ainda não aplicam oficialmente as novas regras ortográficas.
Com a padronização da língua, a CPLP pretende facilitar o intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa, já que os livros passam a ser publicados sob as novas regras, sem diferenças de vocabulários entre os países. De acordo com o Ministério da Educação, o acordo alterou 0,8% dos vocábulos da língua portuguesa no Brasil e 1,3% em Portugal.
Alfabeto, trema e acentos
Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y. As letras já são usadas em várias palavras do idioma, como nomes indígenas e abreviações de medidas, mas estavam fora do vocábulo oficial.
O trema – dois pontos sobre a vogal u – foi eliminado, e pode ser usado apenas em nomes próprios. No entanto, a mudança vale apenas para a escrita, e palavras como linguiça, cinquenta e tranquilo continuam com a mesma pronúncia.
Os acentos diferenciais também deixaram de existir, de acordo com as novas regras, eliminando a diferença gráfica entre pára (do verbo parar) e para (preposição), por exemplo. Há exceções como as palavras pôr (verbo) e por (preposição) e pode (presente do indicativo do verbo poder) e pôde (pretérito do indicativo do verbo poder), que tiveram os acentos diferenciais mantidos.
O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo.
Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”), dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.
O hífen deixou de ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra passou a ser contrarregra), com exceção de quando o prefixo terminar em r (super-resistente), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada passou a ser autoestrada).
A grafia correta das palavras conforme as regras do acordo podem ser consultadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), disponível no site da Academia Brasileira de Letras (ABL) e por meio de aplicativo para smartphones e tablets, que pode ser baixado em dispositivos Android, pelo Google Play, e em dispositivos da Apple, pela App Store.
ÁGUA BOA – As Secretarias de Educação e de Assistência Social e em parceria com o CRAS, oferecem dois cursos importantíssimos. O curso Auxiliar Agropecuário tem 20 vagas com carga horária de 250 horas-aula. O curso será realizado a noite, começando dia 14 de dezembro e se estendendo até maio do ano que vem.
Já o curso para motorista de transporte de carga com 20 vagas, também começará agora em dezembro, para ser finalizado em maio de 2.016. As inscrições já podem ser feitas no CRAS local. Informações no mesmo local, em horário de expediente.