Audiência Pública ontem discutiu a segurança no trânsito
Atualizada dia 13 jun 23
ÁGUA BOA – Aconteceu ontem à noite na Câmara de Vereadores, audiência pública que discutiu o alto índice de acidentes na cidade.
Participaram do evento o presidente da Câmara, José Ari Zandoná, o secretário municipal de Administração Sebastião Antonio Lopes, o chefe da Ciretran, Ivan Pereira, o defensor público Dr. Wendel Renato Cruz, o tenente coronel Gyancarlos Cabelho da Polícia Militar, o deputado estadual Dr. Eugênio, vereadores, representantes de entidades e alguns populares.
O pedido da Audiência Pública na Câmara foi elaborado pelo vereador Leo Ribeiro, que presidiu os trabalhos.
O Defensor Público citou que os crimes de trânsito são a segunda maior causa de criminalidade na cidade, sem falar no alto custo em danos materiais, problemas de saúde e indenizações.
Citou que a maior parte dos traumas que exigem UTI são resultado justamente dos acidentes de trânsito. Dr. Wendel destacou que está na hora de tomar atitude para tentar amenizar a situação.
O tenente coronel Gyancarlos informou que nesse ano, já foram registrados oficialmente, 99 acidentes de janeiro a maio. Em todo ano passado, tinham sido 92, contra 45 sinistros de 2.021 e 69 acidentes em 2.020.
Os eventos envolveram 37 condutores sem CNH nesse ano. Um terço das ocorrências de trânsito tem a participação de pessoas não habilitadas.
Os acidentes que envolvem uso de bebida alcoólica foram 45 nesse ano, 26 do ano passado, 17 em 2021, e 39 ocorrências em 2.020.
O oficial da PM lembra que o Estado prioriza o combate aos roubos, furtos e homicídios, ficando o trânsito para o quarto lugar.
Já foram aplicadas nesse ano 831 multas de trânsito, contra 797 do ano passado, 1.319 em 2.021, e 1439 multas em 2.020.
Nesse ano a PM já apreendeu 135 veículos por irregularidades contra 210 no ano passado.
O deputado Dr. Eugênio lembra que enquanto vereador no passado, foi autor de uma proposta que proibia a instalação de outdoor em rotatórias, por tirarem a visibilidade, mas o projeto foi rejeitado pela Câmara.
O parlamentar informou que depois da instalação de placas de sinalização na curva do Lajeado, na MT-240, o número de acidentes quase zerou no local. Por isso, ele acredita na educação aliada ao aumento da fiscalização como forma de minimizar as ocorrências de trânsito.
A construção de faixas elevadas nas rotatórias além de educar também vai colaborar para a diminuição dos acidentes.
====================
Publicado em 06 jun - Audiência Pública discutirá o trânsitoÁGUA BOA - A Câmara Municipal de Água Boa realizará uma Audiência Pública hoje, dia 12 de junho, às 19 horas, no Plenário José Nogueira Paniago, com o objetivo de debater a questão da Segurança no Trânsito no município.
A iniciativa, proposta pelo vice-presidente da Câmara, Vereador Leonardo Leite Ribeiro (MDB), busca reunir representantes do Poder Público, especialistas em trânsito, organizações da sociedade civil e cidadãos interessados em discutir o tema.
A Defensoria Pública da comarca já havia solicitado via ofício dias antes, que o tema fosse discutido em Audiência Pública. O alto número de acidentes está assustando a população.
Diversos assuntos relacionados à segurança nas ruas serão ser abordados durante a audiência. Dentre eles, destacam-se a importância da educação no trânsito, a necessidade de fiscalização mais rigorosa, a melhoria da sinalização e a conscientização dos motoristas sobre o respeito às leis de trânsito. A discussão visa promover políticas públicas mais eficazes e aprimorar a segurança no trânsito, tornando-o mais seguro e humano.
O vereador Leonardo Leite Ribeiro ressalta a relevância desse evento para a comunidade: "Certamente, a realização dessa audiência pública será de grande valia para aprimorar as políticas públicas de trânsito em nossa cidade e, consequentemente, promover um trânsito mais seguro e humano."
A presença e participação da população são essenciais para contribuir com ideias, sugestões e experiências, visando melhorias concretas no trânsito local. A Audiência Pública representa uma oportunidade única de engajamento e diálogo entre os diversos setores envolvidos, promovendo uma visão conjunta em prol de um trânsito mais seguro para todos os cidadãos de Água Boa. (Ascom/Inácio Roberto)