Featured

ATUALIZADA: Possível aterro sanitário atenderá todos os municípios do Codema

ATUALIZADA ÀS 16:20

ÁGUA BOA – Ficou definido na reunião que aconteceu hoje pela manhã (21) que debateu assuntos referente a criação de aterro sanitário nos municípios que integram o Codema, que os prefeitos indicarão um técnico que ficará responsável por analisar: local, estrutura, viabilidade para a instalação de um único aterro sanitário, capaz de suportar 100 mil habitantes aproximadamente.

Este aterro atenderá todas as cidades do Codema e se tornará mais viável economicamente para o Executivo dos municípios do que cada um fazer seu aterro sanitário.

Ainda será feito um projeto e possibilidades de conquistar recursos para fazer o aterro, que é obrigatório por lei. O vice-prefeito de Querência, disse a nossa reportagem que o custo para fazer é muito alto e uma prefeitura sozinha não teria possibilidade de levantar o valor. Ficará viável a parceria entre todas as prefeituras do Codema em fazer 1 só aterro, porém, ainda tem outro desafio que é manter esse aterro disse João Pizzi.

Através da Funasa será analisado também uma possível destinação de verbas para a construção desse aterro sanitário.

 

===============

 

ÁGUA BOA – Aconteceu na manhã de hoje (21), reunião para debater e esclarecer sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico dos municípios que integram o Codema, Consórcio Regional de Desenvolvimento do Médio Araguaia. 

Participaram os prefeitos de Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Nova Xavantina, Campinápolis, Ribeirão Cascalheira, representantes de Querência e de Canarana, da Funasa, da Associação Mato-grossense dos Municípios, e outras autoridades, representantes do meio ambiente e da UFMT.

Eles discutiram a questão dos Aterros Sanitários que são obrigatórios por lei. Segundo o Prefeito de Nova Xavantina, João Vaz ‘Cebola’, o maior desafio dos municípios é a criação desses aterros. Sugeriu o investimento para atender até 100 mil habitantes, cujo valor é de R$ 12 milhões, recurso difícil de ser acessado pelas prefeituras.

A ideia discutida no encontro para cumprir a lei é construir um aterro sanitário, somando recursos de todas as prefeituras que integram o Codema. O aterro do Codema poderia atender até 100 mil habitantes, isto é, as cidades da região. Isso evitaria que cada município construa seu aterro.

A dificuldade apresentada na reunião, foi a busca por recursos necessários para manutenção do projeto. Outra solução seria novamente contar com recursos de todos os municípios do Codema para manter esse aterro.

Daqui a pouco, o secretário executivo do Codema, Deiwis Schindler, e o prefeito João ‘Cebola’, concederão entrevista ao repórter Wallacy Riboli. Será ás 12hs 30min no REPÓRTER INTERATIVO. Não perca.

 

Confira Mais Notícias