Estatuto de facção criminosa é exposto após apreensão de celular de integrante preso em Ribeirão Cascalheira
RIBEIRÃO CASCALHEIRA - O Notícias Interativa, obteve acesso a conteúdos sigilosos da estrutura interna de uma facção criminosa após a prisão de um dos integrantes durante uma operação recente em Ribeirão Cascalheira. Conforme informações apuradas por nossa reportagem, o preso pertencente a facção, acabou entregando seu aparelho celular, permitindo o acesso a diversos grupos e mensagens ligados à facção.
No conteúdo extraído, as autoridades encontraram o que seria uma espécie de "cartilha" da facção, contendo regras de conduta, estrutura hierárquica, penalidades internas, orientações sobre sigilo, normas para ingresso de novos membros e diretrizes para atuação dentro e fora do sistema prisional. A documentação revela um conjunto de normas rígidas que buscam manter a ordem interna, com aplicação de sanções que variam desde advertências até execuções, conforme a gravidade da infração.
Entre os pontos mais alarmantes está a formalização de procedimentos para "batismos", punições internas, proibições de contato com pessoas de fora da organização e protocolos para movimentações nas chamadas "quebradas". Há também orientação explícita sobre o uso de celulares, proibição de vazamento de informações e recomendações sobre como agir em situações de conflito ou aproximação de terceiros.
As imagens dos prints extraídas do celular, obtidas com exclusividade, revelam o nível de organização da facção no estado e sua tentativa de manter uma atuação coesa por meio de uma suposta “disciplina” interna. O conteúdo deve ser usado agora para subsidiar investigações mais amplas contra o crime organizado em Mato Grosso.
O material está sob análise da Polícia Judiciária Civil e poderá embasar novas operações de combate à atuação das facções criminosas no Vale do Araguaia.