Featured

Caminhada Passos que Salvam acontece amanhã

QUERÊNCIA – O diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no Brasil é o principal objetivo da “Caminhada Passos que Salvam”, que será realizada pela quarta vez em Querência, neste domingo, dia 24 de novembro, à partir das 8 horas. A caminhada parte de frente ao Super Tropical, na Avenida Central.

O evento acontece simultaneamente em 22 de estados e mais de 700 cidades em todo o país e é organizado pelo Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos.

Na quinta-feira (21) aconteceu o pit stop da Caminhada Passos que Salvam na Avenida Central, em frente à Bibilioteca Municipal e Espaço Cultural Fonte do Aprendiz. Na oportunidade vereadores Telmo Brito, Jean do Coutinho, Marcos Amorin, Domingos Roberti e Keila Marques entregaram kits do evento aos membros da Banda Municipal Adelir Bettanin.

Os kits contam com um boné, uma camiseta e uma ‘sacochila’. O dinheiro arrecadado com a venda desses kits é revertido ao tratamento das crianças com câncer do Hospital do Amor.

De acordo com a organizadora da caminhada em Querência, Eliane Falabretti, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do diagnóstico e/ou desinformação dos médicos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticadas com câncer anualmente no Brasil, o que representa uma média de 32 casos por dia e é considerada a primeira causa de morte por doença na população nessa faixa etária. Em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, o índice de cura chega a 90%. Por outro lado, no Brasil somente metade (50%) consegue a cura da doença.

Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil

Os pais devem estar atentos aos sinais e sintomas que as crianças apresentam. Ao sinal de alguma anormalidade, devem levar seus filhos ao pediatra para avaliação. Na maioria das vezes, os sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância, mas isto não deve ser motivo para descartar a visita ao médico. Por esse motivo, o conhecimento do profissional da saúde sobre a possibilidade de ser câncer é fundamental.

Os sinais e sintomas mais comuns da doença são manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos, sintomas que parecem comuns na infância, podem ser confundidos com doenças que acometem crianças e adolescentes e também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que em 2018, a estimativa era de 12.500 novos casos da doença e em 2015, tiveram 2.704 mortes de crianças.

Histórico

Em 2012, foi realizada a primeira caminhada “Passos que Salvam” em 19 municípios de São Paulo e dois de Rondônia. Atualmente, o evento chegou ao 8º ano e foi abraçado por cerca de 700 cidades distribuídas em 22 estados e mobiliza a sociedade, empresas e entidades. Em Roraima iniciou em 2017, na capital, e ano passado foi incluído o município de Rorainópolis. Este ano, pela primeira vez, Caracaraí também vai fazer parte do circuito.

Confira Mais Notícias